
SEMAS fecha primeiro semestre de 2025 com mais de 2 mil atendimentos e resultados expressivos em Colônia do PiauÃ
01/07/2025 - 15:30Relatório revela impacto direto das ações da Assistência Social no cotidiano das famÃlias do municÃpio
Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) estão regularizando mais de 1.000 imóveis na zona rural de Colônia do Piauí. A ação, desenvolvida em parceria com a prefeitura municipal, concede a agricultores familiares os títulos definitivos das terras que habitam, através da segurança jurídica do imóvel.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Oséas Moreira, durante os próximos três meses, Incra e Interpi devem realizar medições de imóveis em localidades de toda a zona rural de Colônia do Piauí. “A posse da planta georreferenciada é hoje uma exigência legal e assegura ao pequeno proprietário acesso às políticas públicas do Estado, como crédito rural, políticas de habitação, assistência técnica, além de permitir a realização de qualquer transação comercial”, informa o secretário.
De acordo com o Interpi, a atividade de regularização fundiária também tem a intenção de promover a valorização das terras na região, incentivar a proteção do meio ambiente, a resolução de possíveis conflitos fundiários, estimular a construção da cidadania e da justiça no campo, favorecer o desenvolvimento socioeconômico da região e conceder alternativas para reassentamento de famílias.