
Congos de Oeiras embarca para Olímpia-SP para participar do 61º Festival Nacional do Folclore
31/07/2025 - 08:50Único grupo piauiense no evento, Congos representa Oeiras e a tradição afro-brasileira do bairro Rosário
Os produtores de cajuína do Piauí estão participando de um projeto pioneiro de Indicação Geográfica do produto. Concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Indicação é uma chancela oficial que vincula origem, território, produtos tradicionais e de excelência em regiões específicas. O projeto conta com o apoio financeiro da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEMDEC, e em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/PI.
As cajuínas produzidas no Estado reúnem as características necessárias para solicitar a identificação geográfica, são elaborados em uma região limitada e são tradicionais. De acordo com Franzé Chaves, assessor técnico da SEMDEC, o projeto de Indicação Geográfica estabelecerá um padrão de qualidade da cajuína piauiense. ”Além disso, essa certificação permitirá que a cajuína possa ser reconhecida como um produto de alta qualidade, diferente das produzidas em outras regiões”, afirma.
A próxima etapa do estudo consiste na análise dos atributos de qualidade que será feita por técnicos da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Eles avaliarão os tipos de caju para determinar suas características sensoriais, físico-químico e microbiológico. Esse enquadramento permitirá obter perfis da cajuína e estabelecer padrões de qualidade que servirá de norteador para a inclusão dos produtores no programa.
Ascom