
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Os produtores de cajuína do Piauí estão participando de um projeto pioneiro de Indicação Geográfica do produto. Concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Indicação é uma chancela oficial que vincula origem, território, produtos tradicionais e de excelência em regiões específicas. O projeto conta com o apoio financeiro da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEMDEC, e em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/PI.
As cajuínas produzidas no Estado reúnem as características necessárias para solicitar a identificação geográfica, são elaborados em uma região limitada e são tradicionais. De acordo com Franzé Chaves, assessor técnico da SEMDEC, o projeto de Indicação Geográfica estabelecerá um padrão de qualidade da cajuína piauiense. ”Além disso, essa certificação permitirá que a cajuína possa ser reconhecida como um produto de alta qualidade, diferente das produzidas em outras regiões”, afirma.
A próxima etapa do estudo consiste na análise dos atributos de qualidade que será feita por técnicos da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Eles avaliarão os tipos de caju para determinar suas características sensoriais, físico-químico e microbiológico. Esse enquadramento permitirá obter perfis da cajuína e estabelecer padrões de qualidade que servirá de norteador para a inclusão dos produtores no programa.
Ascom