Professora Amada Campos conquista tÃtulo de doutora com tese sobre antigo Ginásio Municipal Oeirense
Defesa aconteceu no auditório da UESPI de Oeiras.
Por: Da Redação em 13/12/2017 - 08:29
 A professora Amada de Cássia Campos Reis teve sua tese de doutorado aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauà (UFPI). A defesa pública da tese aconteceu nesta segunda-feira, 11, em Oeiras, cidade natal da nova doutora.
E foi o auditório da antigo Ginásio Municipal, o ambiente escolhido para a defesa pública da tese de doutorado de Amada Campos. O evento, sem precedentes na cidade, reuniu um grande público. "Essa pesquisa surgiu do desejo de querer conhecer mais profundamente, de forma mais verticalizada, a educação da minha terra. Já tinha feito um trabalho anterior, que falei mais especificamente sobre o ensino em Oeiras nas primeiras letras. Agora, resolvi aprofundar e fazer um estudo mais especÃfico do ensino secundário. Então, escolhi o Ginásio Municipal, uma escola de grande importância histórica para a cidade", argumenta a doutora.
"Foi aqui em Oeiras onde foi criada a primeira instituição de ensino secundário do Piauà e esta instituição nos foi tirada para Teresina, no momento da transferência da capital. Oeiras passou, então, cem anos sem um ensino secundário. Essa escola, o Ginásio Municipal, veio quebrar esse regime de cem anos sem ensino secundário na nossa cidade. É uma instituição de grande importância histórica para a cidade e, como filha da terra, vi uma oportunidade, um campo aberto, onde poderia estar resgatando essa história", complementa Amanda Campos.
Foi professora efetiva da Faculdade Piauiense (FAP) e da Faculdade de Ensino Superior do Piauà (FAESPI); professora substituta do Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM) da Universidade Estadual do Piauà (UESPI) e da Universidade Federal do Piauà (UFPI); e professora efetiva da rede pública do Estado do Piauà e do MunicÃpio de Teresina-PI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história e memória. Tem desenvolvido pesquisas com destaque nesse campo apresentando seus resultados na forma de artigos cientÃficos e livros. Tem participação efetiva em congressos, seminários e outros eventos acadêmicos da área da educação em âmbito local, regional e internacional.
A iniciativa teve como objetivo principal promover a conscientização sobre o capacitismo e reforçar a importância da inclusão plena das pessoas com deficiência