Quer saber o que passa um negro? Então, seja negro, 24 horas!
20/11/2024 - 09:44Quer saber o que é viver num corpo negro? Então vista-o por um dia, só um dia, e sinta o peso de uma pele que já nasceu sendo resistência.
A Professora Marina Bezerra da Silva, do Campus Oeiras, publicou o trabalho "Propriedade intelectual e desempenho da indústria do Brasil" na Revista de Administração Mackenzie, reconhecido periódico da área de Administração no país.
O trabalho foi fruto de sua Dissertação de Mestrado, e analisou a influência das estratégias de registro de marcas e de depósito de patentes sobre o desempenho econômico-financeiro de empresas da indústria de transformação brasileira entre 1995 e 2014. Foram estudadas 49 empresas, por meio de 746 observações. As estimativas foram feitas por meio de modelos de regressão em painel.
"Evidenciou-se uma relação positiva e estatisticamente significativa entre os registros de marcas e depósitos de patentes e o valor de mercado das firmas. Como são ativos que refletem a imagem da empresa no mercado, a proteção das marcas parece repercutir bem sobre a percepção dos acionistas da empresa, o que influencia o valor de mercado" , disse Marina.
Segundo a pesquisadora, no caso das patentes, o efeito positivo sobre o desempenho de mercado está relacionado à expectativa positiva do investidor sobre a aplicação da firma em tecnologia, inovação e propriedade intelectual. Não foram identificados efeitos positivos da propriedade intelectual sobre o ROA.
Marina é egressa da turma de Mestrado em Ciência da Propriedade Intelectual, realizado pelo convênio celebrado entre a Universidade Federal de Sergipe e o Instituto Federal do Piauí, com a defesa da dissertação no ano de 2017.
Confira a pesquisa completa em português e inglês.