
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
O professor Paulo Henrique de Carvalho Bueno, em colaboração com seus colegas de instituição, teve dois artigos recentemente publicados sobre a Geografia Eleitoral de Oeiras. Os estudos, que abordam os aspectos políticos e espaciais dos pleitos eleitorais na cidade, têm se mostrado uma importante contribuição para o entendimento das dinâmicas eleitorais no contexto piauiense.
O primeiro artigo, intitulado “Geografia Eleitoral de Oeiras (PI): uma análise dos pleitos eleitorais ao longo do século XX”, coautorado com o professor Francisco Alysson de S. Sousa, faz uma análise da alternância de poder no Executivo Municipal de Oeiras entre 1948 e 1996. Nesse período, dois grupos políticos – Boca Preta e Tupamaro – se alternaram na administração do município, refletindo as complexas relações de poder e a influência política sobre a organização do espaço urbano e rural da cidade.
O segundo artigo, “Geografia Eleitoral de Oeiras (PI): uma análise espacial dos pleitos municipais de 2000 a 2020”, com a participação do professor Francílio de Amorim dos Santos, examina a distribuição espacial dos votos nas eleições municipais de Oeiras durante o século XXI. A pesquisa busca entender como os eleitores se distribuem pelo território do município, identificando padrões e tendências de voto ao longo de duas décadas, essenciais para compreender os comportamentos eleitorais e a dinâmica de poder local.
De acordo com o professor Paulo Henrique, os artigos não apenas apresentam uma análise crítica sobre a geografia eleitoral de Oeiras, mas também contribuem com uma metodologia que pode ser replicada e aplicada em outros contextos brasileiros. "Essa abordagem metodológica se configura como uma valiosa contribuição para o construto teórico e metodológico da Geografia Eleitoral, especialmente em um estado como o Piauí, que ainda carece de investigações geográficas nessa área", destaca o professor.
Os artigos estão disponíveis para leitura nos links a seguir:
Geografia Eleitoral de Oeiras (PI): uma análise dos pleitos eleitorais ao longo do século XX
Geografia Eleitoral de Oeiras (PI): uma análise espacial dos pleitos municipais de 2000 a 2020