
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Acontece nesta quinta-feira (13) o projeto de Extensão Universitária que visa oportunizar espaço de discussão e sensibilização para a prevenção e o enfrentamento da violência contra as mulheres na cidade de Oeiras, articulando atividades de pesquisa, extensão e integração com a comunidade, a partir de ações com caráter multidisciplinar.
A ideia em executar o projeto surgiu em 2016, quando professores e acadêmicos do curso de história iniciaram atividades de Pesquisa e Extensão no Campus Possidônio Queiroz em alusão aos 10 anos da Lei Maria da Penha, que na avaliação dos organizadores trouxe avanços significativos no combate à violência doméstica e familiar.
Uma parceria firmada com a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres CEPM vai garantir atendimento psicológico e jurídico em unidade móvel, ônibus adaptado para mulheres acometidas em alguma violência na cidade de Oeiras.
De acordo com a coordenadora do Projeto e integrante do Grupo de Pesquisa História, Cultura e Gênero, professora mestre Ângela Oliveira "existem desafios e obstáculos a serem enfrentados. É importante que possamos trabalhar de forma a tentar evitar essas violações de direitos, de forma preventiva", afirmou.
No ano de 2015 a Organização das Nações Unidas - ONU lançou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e entre as metas e objetivos coletivos a serem cumpridos por governos e sociedade civil, esta articular as dimensões: ambiental, econômica e social para melhoria de vida de todas as pessoas, com ênfase dignidade e respeito aos direitos humanos, afim alcançar a cidadania plena.
Dentre os objetivos, a professora Ângela Oliveira destaca o 5º “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, esse é um passo importante no enfrentamento de todas as formas de violências contra as mulheres”, defende Oliveira.
Para envolver a participação da sociedade estão sendo ofertadas oficinas em diversas temáticas que abordam aspectos preventivos a violência contra a mulher:
1. Mulheres: Violência contra a mulher/Lei Maria da Penha- Ana Cleide F. Nascimento
2. Adolescentes: Quem Ama Abraça - Joelfa Viveiros - CEPM
3. Crianças - Oficina Ciranda - Poliana Vanderlei - CEPM
4. Homens pela igualdade entre os gêneros - UESPI Ângela Oliveira e Antônio Bispo
5. Empoderamento feminino e estética negra: "Tombar e resistir - quando a estética negra se torna política" - Coletivo Esperança Garcia (Milena Faustino)
Os interessados em participar em uma destas oficinas podem se inscrever gratuitamente na secretaria da Unidade Escolar Nogueira Tapety, nos turnos da manhã e noite.
Por Claudevândio Macedo