
Sabor da Roça abre as manhãs de domingo com café nordestino em Oeiras
11/09/2025 - 16:40Cardápio nordestino, produtos frescos da terra e ambiente que transporta ao clima da roça
Na primeira semana de junho foi realizado mais uma atividade com os reeducandos da penitenciária de Oeiras.
Na oportunidade foram feitas pêtas caseiras sob coordenação e orientações da Assistente social Francilandia da Silva e Franthesca Soares com o apoio da Conceição Gomes (aluna do curso de Serviço Social).
A produção de pêtas surgiu da necessidade em profissionalizar os internos e, por conseguinte dar continuidade ao trabalho fora do sistema prisional. Eles já possuiam o curso de panificação, mas as estagiárias e o serviço social do estabelecimento prisional, proporcionaram o curso de produção de pêtas caseiras.
“É notável o progressos de algumas atividades para ressocialização executada na penitenciária. Diante da necessidade em ressocializar os reeducandos, foi criado o projeto "Pêta Caseira (Projeto Liberdade), com apoio do Grupo GAPS. É importante ressaltar que contamos com o apoio do diretor Isaú Moura para a execução das atividades para a produção das petas. É um projeto contínuo, uma vez que é evidente a necessidade em articular ações sociais para ressocializar o apenado”, afirmou a assistente social Francilandia da Silva.
Atualmente, a produção das pêtas caseiras servem apenas para o consumo interno, já que os produtos são servidos como lanche na unidade. No entanto, a gerência da unidade espera aumentar a produção para servir, também, como fonte e auxílio na manutenção do estabelecimento penal.