
Qual o tamanho da riqueza de Teresina? Dá pra comprar 3 litros de leite!

A vaca leiteira do Robert Rios
Estava eu rodando o botão do rádio da minha viatura, numa manhã desta semana, quando, de repente, ouvi a voz opaca do dr.Robert Rios. Êeepa! Parei na hora! É diversão garantida! Ele estava no programa do Tony Rodrigues, na Teresina FM. Quando comecei a ouvir, ele já tentava justificar por que não acata decisão judicial que manda contratar, imediatamente, não sei nem quantos delegados de polícia que já estão concursados.
Craque na oratória, dizia que possui em seu sítio uma única e infeliz vaquinha. Que de manhã e de tarde tira o leite da bichinha, mas quando apura, no final do dia, ela só dá 3 suados litros de leite. Mais embaixo do sítio dele, tem o sítio do empresário Abelardo Carvalho, que, dentre outras coisas, tem também uma vaca. Só que a vaca do Abelardo dá, em duas tiradas, 40 litros de leite por dia.
Robert, inconformado, entrou na Justiça pra pedir uma liminar alegando o princípio da isonomia. E aí eu concordo com a tese. Tinha sentido mesmo entrar! Se um tem uma vaca e o outro também tem, não há mesmo injustiça maior do que a vaca do Maluquim sonegar 37 litros de leite todo santo dia que Deus dá.
A vaca que bebe Rum
Vendo a presença do bom direito e o prejuízo na demora, o juiz concedeu uma tutela antecipada obrigando a vaca do dr. Robert a dar os 40 litros de leite todo dia, a exemplo da outra. Municiado do mandado, colocou o oficial de Justiça com a liminar bem diante dos zói da vaca, um policial do Rone em cada lado e mais outro dependurado no rabo e agarrou, ele mesmo, nos peito da bicha. Mas não teve jeito. A pobrezinha chegou ao ponto de botar sangue pelo ubre, mas o leite que deu não passou mesmo dos 3 litros.
Com este exemplo brilhante, o secretário disse que o Estado não tem condições de cumprir decisão judicial que o faça gastar mais, já que tá falido e mal pago!
Pena que não era eu o juiz dessa estória avacalhada. Se fosse, constatando que no momento da saída o resultado era diferente, 3 litros uma e 40 outra, eu ia notificá-lo para que, nos autos, informasse como era a entrada, ou seja, o que comia diariamente a vaquinha dele e a vacona do Abelardo. Tenho certeza que iria decidir de outra forma.
A vaca do Abelardo, além de comer ralão, purina, cevada e de lamber sal mineral, ainda arrota coca-cola com rum. Já a vaca do Robert só deve comer é capim de burro, que dá muito em custaneira.
E quer saber? Mesmo se a razão não fosse essa, eu também não ia dar esta sentença contra a pobre da vaca. Se tomando só 3 litros de leite, o bucho dele é daquele tamanho, quebrado, que dirá se ela botasse 40!
Registre-se, publique-se, intime-se e cumpra-se. Vou bem ali e volto já.
Ariados
Tem gente que passa a vida de cara pra cima feito jumento quando quer adivinhar chuva. Este tipo de gente é que alimenta e anima as rodas de bar. São os que levam e trazem fofocas e impressões mal acabadas sobre tudo: a vida alheia, o dinheiro do Seu João, quem tá devendo o Junior da Luauto, quem tá levando chifre. E por aí vai... Estes sujeitos e sujeitas é que andam espalhando também que o Piauí se desenvolveu muito nestes últimos anos e Teresina tá que não se aguenta de tanto desenvolvimento. E como exemplo primeiro disso, rebolam na cara da gente a chegada do Atacadão, do Hiper, do Max Atacado e de um Shopping bem ali onde era o Meduna.
Pois bem. Vamos ao que eu penso.
Tirando leite de pedra
Feito a vaca do dr. Robert, o tanto de leite que sai depende do que a vaca come. Teresina não fabrica nada e não recebe turistas. O dinheiro que entra aqui é dos Fundos de Participação do Estado e do Município. Entra uma ponta também da aposentadoria dos velhos e do Bolsa-Família. Esqueci de alguma coisa? Acho que não! Este dinheiro, uma vez aqui dentro, paga o funcionalismo público e é o que faz girar a economia local. Quando ele chega no comércio, como não fabricamos nada, parte considerável vai embora para São Paulo ou para outros lugares onde estejam as fábricas. Outra parte é para pagamento de impostos federais e vai para Brasília. Um pedação vai para os impostos municipais e estaduais, que têm que descontar os serviços de suas dívidas como Tesouro. E o dinheiro vai também para Brasília. Outra taiada vai para os bancos, em forma de pagamentos de empréstimos e juros. Eles, os bancos, também não têm suas sedes por estas bandas. É mais dinheiro que vai embora daqui no rabo da gata. O que ficou? O lucro. Se houve! E pequeno! 3 litros de leite! Só 3 litros de leite!
A cavalada do meu naipe pra pior precisa entender que as empresas que estão se instalando e que prometem se instalar aqui só vão é dividir o leite que a vaca já bota normalmente. Ou alguém pensa que os clientes do Atacadão, do Hiper, do Max e do Extra não são os mesmos que já estavam no Comercial Carvalho? Resultado: 3 litros de leite! Exatos 3 litros de leite!
O Shopping, que promete se instalar no Meduna, não tá trazendo dinheiro novo para a cidade. Quem planeja adquirir um ponto lá já tem que começar a desembolsar 400 mil reais. Pra quê este dinheiro? Pra construir o Shopping, ora mais!!!! Veio dinheiro de fora? Não! Onde estão os clientes que estarão lá, se ele conseguir inaugurar? No Teresina e no Riverside Shopping! E para onde vai o dinheiro que será empregado na construção do novo shopping, em piso, cimento, ferro, vidros, equipamentos elétricos, hidráulicos, etc? Vai ficar aqui ou vai para as fábricas? Entrou dinheiro novo na cidade? Houve aumento do capital circulante por estas redondezas? Resultado: 3 litros de leite. Os mesmos 3 litros de leite!
Dubai é aqui
Aí a leitora e o leitor mais inconformado vão me perguntar? “Ô cabeção, péra bem ai! Se você pensa que não houve desenvolvimento considerável, pra quê serviu aquela ruma de dinheiro que o povo do PT recebeu nestes 8 anos?” “E eu respondo: não sou o TCE e nem o MP pra saber pra onde foi a bolada toda. Os zome dizem que nunca dantes na história do Piauí teve tanta obra. O que os meus zoim enxergam mesmo é que parte desta dinheirama foi reenvestida em poder. Quer ver? Hoje, o PT do Piauí, que cabia dentro do fusca do Antôim José, tem senador, tem 3 deputados federais, 5 estaduais, 20 prefeitos, contando com os que já foram cassados, e vereador que nem presta!” “E o resto, bixim das zureona?” Eu digo: “Um pedacim do dinheiro tu pode ver aí na rua. Presta atenção pra tu ver cada lapa de carrão que eles andam hoje que é de derrubar queixo”. “E o restante, mininozim dos zoião?” “Ora, vai em qualquer último lançamento imobiliário de luxo, principalmente lá no Mirante do Lago – é cada apartamentão e cada mansão que a gente pensa que Dubai é ali! “E ainda tem dinheiro, ô coisinha feia?”, você vai me perguntar. “Tem! Ôooo se tem! São 40 litros de leite!”