
Quaresma, tempo de conversão
Para os cristãos, o período da Quaresma representa o retiro feito por Jesus, após ser batizado por João Batista, no Rio Jordão. Durante esse tempo o Cordeiro de Deus, refletiu, orou e jejuou por quarenta dias no deserto, e foi tentado pelo Mal por três vezes, resistindo bravamente a cada uma delas.
A Quaresma se estende da Quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Ramos, que abre a Semana Santa. Em Oeiras, o tempo da Quaresma é vivido intensamente.
Todos são convidados a se converter e a crer no evangelho, segundo as palavras proferidas pelo sacerdote quando da aposição das cinzas bentas (de carnaúba) na testa dos fieis, na abertura da Quaresma. É o tempo de conversão à vivência da Palavra de Deus, especialmente por meio da oração, do jejum e da caridade.
Desde 1964 a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – escolhe um tema para reflexão aprofundada neste período. Neste ano, o tema escolhido é “Fraternidade e Segurança Pública”, bastante pertinente para nossos tempos. O lema da CF-2009 é “A Paz é fruto da Justiça”.
É costume antigo em Oeiras, durante a Quaresma, as famílias deixarem de comer carne às quartas e sextas-feiras. O cardápio é adaptado com a inserção do peixe e frutos do mar. Aumenta o consumo de verduras e legumes, com os quibebes, uma espécie de caldo de vegetais, especialmente o quiabo e a abóbora.
Também às quartas e sextas-feiras, reza-se a Via Sacra na Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Nessas celebrações, uma cruz de madeira, ladeada por velas, percorre o corredor central da Igreja, passando pelas ilustrações que representam as Quinze Estações da Via Sacra, da condenação à Ressurreição do Cordeiro de Deus.
Durante a Quaresma, alguns fieis se omitem de práticas que consideram mais prazerosas ou mundanas, como a ingestão de bebidas alcoólicas ou de comida de sua preferência. Tal sacrifício, porém, deve ser revertido em caridade. Ou seja, o que o cristão deixou de despender com o item da sua preferência (bebida, comida, vaidade, etc) durante a Quaresma, deve ser aplicado em favor dos mais pobres, num gesto concreto de doação ao próximo.
Para a Igreja Católica, a Semana Santa se inicia com o Domingo de Ramos, que representa a entrada gloriosa de Jesus em Jerusalém. Entretanto, em Oeiras, as celebrações alusivas à Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus são iniciadas na quinta-feira que antecede o Domingo de Ramos.
Sânia Mary Mendes Mesquita de Sousa Santos
É advogada