Geral
Queimada irregular coloca em risco prédio histórico no centro de Oeiras
A queimada foi feita pelo proprietário de um terreno localizado atrás do Major Selemérico, e segundo o mesmo seria para acabar com o lixo que jogam no local.
Por: Da Redação em 29/10/2016 - 09:07
 Uma queimada irregular na tarde desta sexta-feira, no Centro Histórico de Oeiras colocou em risco o Major Selemérico, um dos prédios históricos da cidade.
A queimada foi feita pelo proprietário de um terreno localizado atrás do Major Selemérico, e segundo o mesmo seria para acabar com o lixo que jogam no local.Â
A Casa de Cultra Major Selemérico foi recentemente inaugurado e abriga salas e espaços que contam grande parte da história cultural tanto da cidade como do Estado. No local, funcionam três núcleos de cultura para o ensino de bandolins, congo e do reisado para crianças e comunidade, como forma de propagação e manutenção da cultura piauiense. Há também a galeria dos governadores, com móveis de época utilizados pelo Visconde da ParnaÃba e que foram restaurados pela Secretaria Estadual de Cultura. Existem também salas de ensino e preservação das manifestações culturais trazidas pelos negros no perÃodo colonial, como a capoeira e o congo. Dois memoriais, sendo um deles em homenagem a Possidônio Queiroz, músico oeirense que compôs grandes valsas e que dá nome à Escola de Música de Teresina, e outro que homanegeia a escrava Esperança Garcia.
O tempo seco e os ventos fizeram com que as chamas se espalhassem rapidamente, tomando grandes proporções demorando para ser controlado, colocando em risco o prédio histórico e outras casas próximas, além de apresentar risco a saúde dos moradores, já que a forte fumaça cobriu grande parte do centro histórico de Oeiras.
.jpg)
É importante observar que colocar fogo em lotes baldios pode resultar em incêndio de grandes proporções, e em cidades como Oeiras, que não possui um grupamento do Corpo Bombeiros, torna-se uma atividade de alto risco. Queimadas ilegais são consideradas crimes ambientais pela legislação. De acordo com o artigo 54 da Lei Federal número 9.605 de 1998, as penas previstas para quem coloca fogo não autorizado e sem orientação em áreas urbanas ou de preservação ambiental, causa poluição atmosférica, intoxicação ou morte de animais e pessoas varia da aplicação de multa e pode ser de prisão por mÃnimo de seis meses e máximo cinco anos.
Além de todos esses danos, as queimadas provocam sérios problemas de saúde. Dentre os sintomas de doenças observados estão infecções do sistemarespiratório superior, asma, conjuntivite, bronquite, irritação dos olhos e garganta, tosse, falta de ar, nariz entupido, vermelhidão e alergia na pele, e desordens cardiovasculares.
Quanto maior a proximidade da queimada, geralmente é maior o seu efeito à saúde. O efeito pode ir de intoxicação até a morte por asfixia, pela redução da concentração de oxigênio em nÃveis crÃticos e pela elevação no nÃvel de monóxido de carbono, que compete com o oxigênio na sua ligação com a hemoglobina.
A literatura especializada indica que os principais efeitos à saúde humana da poluição atmosférica são problemas oftálmicos, doenças dermatológicas, gastrointestinais, cardiovasculares e pulmonares, além de alguns tipos de câncer.
