Prefeitura de Oeiras emite Nota Oficial ampliada sobre progressão por titulação e garante trâmite transparente e legal
31/10/2025 - 18:02O município detalha que os processos seguem ordem cronológica, dependem de análise jurídica rigorosa
  
Além da tradição literária, Oeiras se impôs como terra de músicos. Ter gosto musical era sinal de requinte, civilidade e destaque social. A música estava sempre presente nas festividades cívicas, religiosas e familiares como bem relata a escritora oeirense Amada Campos, em seu livro HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM OEIRAS. Segundo ela, no início do século passado, a sociedade oeirense encontrava na música os raros momentos de lazer e intercâmbio cultural. 
Desta feita, com o intuito de rememorar as origens da música em nossa cidade, fazendo assim um resgate cultural das nossas raízes musicais é que a Sociedade Educacional Paulo Freire, através de uma pesquisa etnográfica realizada pelos alunos do 6º ano, iniciou seus estudos pesquisando sobre a Banda Santa Cecília e os Bandolins de Oeiras.
Os alunos estão encantados com as descobertas feitas a cada entrevista, como a realizada com o senhor Joaquim Coupeiro de 94 anos, que foi membro da Banda Santa Cecília.
“A música cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total”, ressalta Maria Cidiléia, professora de Educação Musical da escola e orientadora do estudo.
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)