
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
2010 foi um ano marcado por fatos impactantes e mudanças históricas em Oeiras. Cassação de políticos, superfaturamento e eleições extemporâneas foram alguns dos assuntos mais acionados neste ano pra lá de atípico.
Para rememorar estes fatos o Mural da Vila preparou uma Retrospectiva dos principais assuntos que foram notícia em Oeiras e região no ano de 2010.
CULTURA
Festival de Cultura de Oeiras não foi realizado em 2010
Depois de seis edições consecutivas do Festival de Cultura de Oeiras, o evento não aconteceu. A alegação da Secretaria de Cultura e Turismo de Oeiras, órgão responsável pela organização do evento, é que as eleições suplementares realizadas no município teriam comprometido a consumação do festival.
“O festival não será realizado este ano, em função de todas as dificuldades advindas do período eleitoral, quanto à liberação de recursos e participação dos parceiros, imprescindíveis à concretização do evento, que por sua extrema relevância, há de ser retomado em um momento oportuno,” Carla Martins (03/dez/10).
A secretária municipal de Cultura chegou a atrelar a realização do evento à vitória de seu grupo político nas eleições. “Do contrário, o projeto será cancelado, porque não vou dar tudo de mão beijada, depois de ter ‘suado’ tanto”, Carla Martins sobre o Festival de Cultura (05/nov/2010).
Meses antes, a secretaria especulou sobre a vinda da cantora Maria Gadu, da revelação da MPB, Marina del la Riva e do cantor Zé Ramalho ao festival. “Posso adiantar que esses nomes já estão sendo contatados para a edição deste ano do Festival de Cultura de Oeiras”, Carla Martins (jun/2010).
Foi notícia:
www.muraldavila.com.br/noticias/secretaria-adia-vii-festival-de-cultura-para-2011-datas-e-atracoes-nao-foram-divulgadas-11426.html
www.muraldavila.com.br/noticias/em-entrevista-secretaria-atrela-realizacao-do-vii-festival-de-cultura-de-oeiras-a-vitoria-de-lukano-10757.html
Cantor Zé Branco assume a direção do Museu de Arte Sacra de Oeiras
Em julho de 2010, José Francisco Vale Santos - o conhecido cantor Zé Branco - foi nomeado coordenador administrativo do Museu de Arte Sacra de Oeiras. A indicação de Zé Branco para o cargo no museu atendia às modificações ocorridas em alguns órgãos após a mudança de gestão no Governo do Estado.
O cantor havia sido candidato a vereador nas eleições de 2008 e é aliado do ex-prefeito, B.Sá, político que bancou sua indicação ao cargo, que é de responsabilidade da Fundação Cultural do Piauí. “Canto brega, mas não sou burro”, Zé Branco (ago/2010), respondendo às críticas.
Foi notícia:
www.muraldavila.com.br/noticias/cantor-ze-branco-e-o-novo-diretor-do-museu-de-arte-sacra-de-oeiras-5998.html
www.muraldavila.com.br/noticias/ze-branco-canto-brega-mas-nao-sou-burro-7501.html
O Cine Teatro de Oeiras ficou fechado em 2010
Mesmo depois da reinauguração em janeiro, o Cine Teatro de Oeiras permaneceu fechado durante todo o ano de 2010. O motivo seria a ausência de equipamentos de áudio. “Esperamos contar com o apoio e compreensão da população em relação à questão do Cine Teatro”, Carla Martins (05/mai/2010).
Em agosto, a Secretaria de Cultura lançou um edital que regulamenta a concessão de pautas para o uso do Cine Teatro Oeiras, durante o ano de 2011. De acordo com o edital, o espaço será cedido apenas para atividades culturais como teatro, dança, ópera, orquestras sinfônicas, shows musicais, shows humorísticos e espetáculos circenses.
O grupo ou pessoa física selecionado deixará no ato do contrato de cessão de pauta a quantia de R$ 100,00, sendo que para os grupos locais haverá um desconto de 50% como forma de incentivo e apoio à produção e difusão cultural. Será cobrado ainda, 5% (cinco por cento) do valor bruto da bilheteria, e para a locação do Cine
Teatro o proponente pagará a quantia de R$ 300,00 por cada cessão de pauta, devendo ser pago 50% no ato da celebração do contrato, e o restante, 15 (quinze) dias antes da data agendada para a utilização do teatro.
Foi notícia:
www.muraldavila.com.br/noticias/secretaria-de-cultura-lanca-edital-para-uso-do-cine-teatro-oeiras-em-2011-7669.html
www.muraldavila.com.br/noticias/com-cine-teatro-fechado-oeiras-deixa-de-sediar-encontro-empresarial-7600.html
ESCÂNDALOS
O superfaturamento no VI Festival de Cultura de Oeiras
“A prefeitura está isenta de responsabilidade sobre superfaturamento”, Carla Martins (20/mai/2010). Foi assim que a secretária de Cultura e Turismo de Oeiras respondeu às acusações de superfaturamento nos contratos de shows e prestação de serviços referentes ao VI Festival de Cultura de Oeiras, realizado em outubro de 2009.
A denúncia sobre o suposto superfaturamento na contratação de shows e prestação de serviços do VI Festival de Cultura de Oeiras, foi feita pela vereadora Margareth Carvalho (PMDB), durante pronunciamento na Câmara Municipal em maio de 2010. Margareth contestou a legitimidade dos valores pagos aos artistas contratados.
Depois, em julho de 2010, o vereador Miguel Ângelo (PMDB) elaborou um dossiê esmiuçando dados sobre os contratos de prestação de serviços do VI Festival de Cultura de Oeiras. Segundo o dossiê houve duplicidade na efetivação de alguns pagamentos referentes à locação de palcos, som, iluminação e geradores, teriam sido efetuados duplamente, tanto com recurso do Estado do Piauí- FUNDAC, quanto com verba vinda do Ministério do Turismo.O dossiê apontou também superfaturamento nos contratos de shows dos artistas que participaram do festival.
Foi notícia:
www.muraldavila.com.br/noticias/secretaria-nega-superfaturamento-no-vi-festival-de-cultura-de-oeiras-5586.html
www.muraldavila.com.br/noticias/dossie-aponta-superfaturamento-no-vi-festival-de-cultura-de-oeiras-6782.html
Os 'laranjas' da Chácara Santa Rita
A Chácara Santa Rita, residência do ex-prefeito de Oeiras, B.Sá, localizada na zona rural da cidade, servia de logradouro de duas empresas, que prestam serviço à Prefeitura de Oeiras. A irregularidade veio à tona através de uma denúncia feita pelo vereador Miguel Ângelo em novembro de 2010.
Uma empresa, que vendia kit’s de material de irrigação e prestava serviços à PMO, estava registrada em nome de Ielson Oliveira e tinha como endereço a Fazenda Santa Rita. A Cajuína Santa Rita, que tem firma registrada em nome de Bessah Araújo Costa Reis, filho do ex-prefeito, era patrocinada pelas secretarias municipais Empreendedorismo e de Serviço Social também estava situada no mesmo endereço da residência do ex-prefeito.
Foi notícia:
www.muraldavila.com.br/noticias/endereco-de-bsa-era-o-mesmo-de-duas-empresas-que-prestavam-servico-a-prefeitura-11217.html
POLÍTICA
A cassação de B.Sá e as eleições suplementares de Oeiras
Em julho deste ano, um fato inédito na política oeirense. O então prefeito de Oeiras, Benedito de Carvalho Sá, o B.Sá, e seu vice, Mário Freitas, tiveram seus mandatos cassados por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico. A decisão partiu do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e foi ratificada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O então presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Portela (PPS) assume interinamente o cargo de prefeito de Oeiras.
Novas eleições aconteceram em novembro, vários nomes foram cotados para concorrer ao cargo. Aleksandra Tapety (PMDB) e Lukano Sá (PSB) seguiram firmes na disputa pela vaga de chefe do executivo municipal. Três dias antes do pleito as candidaturas Lukano Sá de seu vice, Marcelo Freitas (PR) foram impugnadas pelo Tribunal Superior Eleitoral
O prefeito interino, Portela Sobrinho (PPS) substituiu Lukano e venceu as eleições suplementares realizas em 14 de novembro.
Foi notícia:
www.muraldavila.com.br/noticias/convencoes-lancam-lukano-sa-e-nilson-miranda-como-candidatos-a-prefeito-de-oeiras-8002.html
www.muraldavila.com.br/noticias/novas-eleicoes-lukano-vai-gastar-meio-milhao-de-reais-aleksandra-r-150-mil-8155.html
www.muraldavila.com.br/noticias/atual-prefeito-de-oeiras-portela-sobrinho-e-escolhido-para-substituir-lukano-sa-10911.html
www.muraldavila.com.br/noticias/portela-toma-posse-como-prefeito-de-oeiras-11113.html
OEIRENSES
Morre Zé de Helena
Em 15 de maio de 2010, uma perda. Morreu aos 82 anos de idade, vítima de câncer, José Hipólito Marinho, conhecido como Zé de Helena. Figura ilustre, conhecida e querida em Oeiras, Zé de Helena era muito ligado às artes e aos eventos religiosos e sociais da cidade.
Em setembro de 2008, a Prefeitura Municipal de Oeiras inaugurou uma praça que recebia o nome de Zá de Helena, num gesto de reconhecimento pelo trabalho do jardineiro e por todos os serviços já prestados à cidade.
“Sinto-me feliz porque toda a minha vida trabalhei com amor, por ti, Oeiras!” Zé de Helena
Praça vai receber o nome de Maria de Cota
A Praça do Bairro Canela vai receber o nome de Maria de Cota, oeirense morta em 2009 aos 96 anos, e que dedicou sua vida a cuidar da população pobre, doentes e presos da cidade. A homenagem foi proposta por indicação do vereador Miguel Ângelo e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Oeiras.
Maria Lopes Lacerda e Silva, a Maria de Cota, se tornou figura conhecida em toda Oeiras por prestar assistência social e religiosa a pessoas de baixa renda. Foi por duas vezes condecorada com a medalha de “Honra ao Mérito Renascença”, a mais alta comenda do Estado do Piauí. Também recebeu, por duas vezes, a comenda municipal do Mérito Mafrense, em reconhecimento aos seus gestos de profunda bondade e pelos serviços prestados às comunidades pobres de Oeiras.