Alunos da Educação Municipal de Oeiras conquistam 352 medalhas na OBMEP Mirim 2024
02/12/2024 - 16:37Um resultado expressivo, com medalhas tanto para os alunos da zona urbana, quanto da zona rural.
O governo do Rio Grande do Sul deu início, nesta segunda-feira (10), à campanha Mochila Cheia, com o objetivo de solicitar a doação de livros e materiais escolares para crianças e jovens da rede estadual de ensino afetados pelas enchentes ocorridas no final de abril e parte de maio.
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) busca arrecadar o suficiente para montar cerca de 100 mil kits escolares completos, garantindo que os estudantes retornem às aulas em condições ideais. Itens como mochilas, cadernos, lápis de cor, canetas hidrocor, apontadores, entre outros, são sugeridos para doação.
A Seduc será responsável por selecionar e organizar os materiais doados para compor cada kit, levando em consideração a idade e a série escolar de cada beneficiário. Além disso, a campanha também busca reconstituir o acervo de 138 bibliotecas escolares afetadas, necessitando de 48.662 títulos de literatura brasileira e universal em bom estado.
A iniciativa Mochila Cheia também aceitará doações de livros de literatura infantojuvenil. O site da Seduc disponibiliza a lista completa dos livros recomendados para doação. O primeiro ponto de coleta está localizado em Porto Alegre, na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira.
No total, o Rio Grande do Sul possui 2.338 escolas públicas estaduais, com mais de 741,8 mil estudantes matriculados em 2024. Apenas 94,2% das unidades de ensino estaduais retomaram as atividades, com 92,8% dos estudantes retornando às salas de aula. As doações nas cidades do interior serão organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação.