
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Venha ouvir quem você gosta de ler. É este o
convite para a sétima edição do Salipi (Salão do Livro do Piauí) que teve suas atividades abertas na manhã de ontem no Theatro 4 de Setembro. Entre as novidades desta edição está a mudança de local. Este ano o evento está sendo realizado no Complexo Cultural da Praça Pedro II.
A solenidade de abertura contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Teresina sendo regida pelo maestro Aurélio Melo. A abertura das atividades foi prestigiada por várias autoridades entre elas o prefeito Silvio Mendes que ressaltou a importância do evento para o enaltecimento da cultura de Teresina.
"Em nome de toda a cidade eu agradeço pela crença e perseverança dos organizadores em manter a essência do salão que cultiva a memória e história do nosso povo", disse o prefeito.
O governador Wellington Dias disse que o evento estabelece uma relação forte não só com as editoras e escritores, mas com toda a sociedade. "Os estudantes são estimulados a comparecer, a leitura por sua vez também é estimulada e esta já é um evento consagrado no Brasil", disse.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Cineas Santos e o Coordenador de Comunicação do Estado, Wellington Soares, idealizadores do evento, marcaram presença na abertura do 7º Salipi ao lado ainda da presidente da Fundac, Sônia Terra, presidente do Conselho Estadual de Cultura Manoel Paulo Nunes, presidente da Academia Piauiense de Letras, Manfred Cerqueira entre outras autoridades.
Realizado pela Fundação Quixote, o Salipi tem como objetivo maior promover a cultura incentivando a leitura e ainda a formação de novos leitores. Com isso o evento já entrou para o circuito nacional dos salões de livro.
"Esta semana este Complexo Cultural será transformado em um espaço real de acolhimento do imaginário, onde iremos oferecer nossos 'biscoitos finos' onde o alimento mais apetitoso será o livro", resumiu o professor Feliciano Bezerra, representando a Fundação Quixote.
Para o professor Nilson Ferreira, um dos organizadores do Salipi, com a mudança de local a população não deixa de ter um melhor acesso ao evento, já que esta edição está sendo realizada no centro da cidade, mas o mais importante é que o Salão está abrigado em um Complexo Cultural e atendendo ao mesmo objetivo das edições anteriores.
"As pessoas nos param nas ruas e perguntam pelo evento. Isso demonstra que o Salão está tendo o retorno esperado e melhor que isso é saber que as crianças estão trazendo os pais para o salão e estimulando essa cadeia", disse.
O 7º Salão do Livro do Piauí segue por toda a semana com debates, palestras, exposições, oficinas e shows culturais. São mais de 70 estandes montados para levar ao público uma diversidade de livros e outros produtos educativos.
A HOMENAGEADA - Depois de Mário Faustino, H-Dobal, O.G. Rego de Carvalho, Assis Brasil, Torquato Neto e Da Costa e Silva, este ano o Salipi tem como homenageada a escritora piauiense de Oeiras, Alvina Gameiro.
Na apresentação feita pelo escritor piauiense Assis Brasil, a escritora atuou literariamente no Brasil, em uma fase de grande importância para a literatura na década de 60.
A romancista assina livros como A vela e o Temporal, O vale das açucenas e Chico Va-queiro do meu Piauí. No total são oito livros da piauiense. De acordo com um dos filhos, Guttemberg Gameiro, que ao lado do irmão Argemiro Gameiro apresentou ontem o perfil literário da mãe, a obra de Alvina Gameiro está sendo reeditada e alguns números de sua obra já estão esgotados.
Debates, exposições e show na programação
Além da feira de livros que está distribuída na Praça Pedro II, os debates, exposições fotográficas e de artes plásticas, shows culturais e outras atividades irão movimentar o Salão do Livro do Piauí durante toda esta semana.
O Seminário Língua Viva conta hoje com a professora doutora, Nádia Battella Gotlib (RJ), que irá falar sobre "Clarice Lispector: da biografia à fotografia". A palestra está marcada para as 19h. Em paralelo ao se-minário acontece o Bate Papo literário, com lançamentos e discussões literárias a partir das 10h e comandadas por Luís Romero, um dos organizadores do Salão.
A criançada conta com um espaço cativo no salão. O Circo das Letras e o Espaço Infantil Liz Medeiros, traz atrações lúdicas que atraem crianças e pessoas de todas as idades. Já no palco da Central de Artesanato Mestre Dezinho acontecem os shows de bandas locais no Quintal Pop. Entre as apresentações culturais de hoje estão Soraya Castelo Branco e as bandas Distúrbio e Fullreggae.
No dia 13, José Pacheco vem de Portugal falar da necessidade da educação para a inclusão escolar e social. No mesmo dia, o cubano Senel Paz discorre sobre o tema "Palavra e imagem desde a ilha de Cuba". Na manhã do dia 13, as "Interrelações de espaços e gêneros discursi-vos nas letras das Américas" serão apresentadas pelo norte-americano Charles Perrone.
Diário do Povo