
Canoísta piauiense conquista a prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior
25/08/2025 - 09:51Maria Cunha iniciou sua trajetória na escola de canoagem Iporanga, em José de Freitas (PI), onde treina no Açude do Bezerro.
Não foi um desempenho para encantar os mais de 50 mil torcedores que lotaram o Morumbi na noite desta quarta-feira, mas o São Paulo fez o dever de casa na Copa Libertadores. Com um gol de Fernandinho, o time tricolor venceu o carrasco Once Caldas por 1 a 0 e terminou como líder do Grupo 2, com 13 pontos.
O técnico Ricardo Gomes conviveu com gritos de “burro” durante a partida. Mesmo assim, o objetivo foi atingido, e o clube paulista provavelmente será o segundo melhor de toda a primeira fase, atrás apenas do Corinthians, que precisa de um empate nesta quinta, no Pacaembu, para confirmar o posto. Assim, o São Paulo terá a vantagem de decidir em casa nas próximas fases, exceto quando enfrentar o rival.
Apesar das vaias durante a partida, no final os são-paulinos deixaram as arquibancadas de forma tranquila, sem mais protestos. O bom público comprovou a importância da Libertadores para o torcedor, que esqueceu a eliminação no Paulistão, ocorrida no último domingo.
“Atingimos o objetivo que era ficar em primeiro lugar. Em um momento desses, com uma situação adversa no Paulista, nos encontramos, o torcedor apoiou e esta de parabéns. É importante jogar a próxima fase em casa”, comentou Jorge Wagner.
Pela primeira vez na história, o São Paulo ganhou do Once Caldas. Nas semifinais do torneio continental de 2004, o time colombiano segurou o empate por 0 a 0 no Morumbi, ganhou em casa por 2 a 1 e se classificou. Neste ano, repetiu o triunfo por 2 a 1 em Manizales.
Com três jogadores rápidos na linha ofensiva, o time da casa pressionou a saída de bola dos visitantes. Dessa forma, quase abriu o placar logo aos 2min, quando Fernandinho fez o desarme pelo lado esquerdo e cruzou na área. Dagoberto cabeceou para fora, com muito perigo.
Mesmo longe de casa, o Once Caldas não ficou apenas na defesa e procurou explorar os vacilos da defesa brasileira para surpreender. Aos 10min, Dayro Moreno surgiu sozinho nas costas da zaga e cabeceou para fora, para sorte de Rogério Ceni, que sequer teve condições de pular na bola.
O São Paulo foi superior durante a primeira etapa, porém pecava na proximidade da área. Por isso, teve dificuldades para finalizar com perigo. A bola parada foi uma solução, e Hernanes exigiu uma boa defesa de Martínez, que buscou a bola no ângulo.
Alguns torcedores já ensaiavam o grito “Washington, Washington”, insatisfeitos com o desempenho de Fernandinho. Aos 40min, infeliz nos dribles, o camisa 12 estava no lugar certo para abrir o placar, após bela jogada de Marlos na linha de fundo.
“Temos de levar a torcida junto com a gente. Estamos com o Marlos, o Dagoberto e o Fernandinho na frente, três jogadores rápidos para pressionar a saída deles e, assim, a gente ter a posse de bola. Erramos bastante, mas conseguimos fazer o gol”, comentou Hernanes, na saída para o intervalo, em entrevista à Rede Globo.
A equipe colombiana voltou com uma alteração e mais presença no campo de ataque. Rogério Ceni fez bela defesa logo aos 4min, e evitou o empate.
Aos 15min, Ricardo Gomes recuou. Sacou Fernandinho e colocou o volante Jean para fechar o meio. Parte da torcida não gostou e gritou “burro, burro”.
A pressão do Once Caldas persistiu. Aos 18min, Castrillón acertou a trave.
Gomes atendeu o desejo dos torcedores e apostou em Washington, que substituiu Jorge Wagner. O São Paulo passou a atacar mais, porém quem levava mais perigo eram os visitantes. Rogério Ceni teve papel fundamental e assegurou os três pontos.