
Incêndio atinge área próxima a residências no bairro Oeiras Nova
31/07/2025 - 17:33Fogo teve início no começo da tarde desta quinta-feira e avançou até proximidades de casas na Avenida Cônego Cardoso
Um total de 15 fornos clandestinos construídos para carvoejamento, no município de Oeiras, foram totalmente demolidos pelos fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMAR. A operação aconteceu em sete localidades de produção de carvão, após denúncia feita junto ao órgão que contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.
Os fornos, segundo os fiscais estavam em atividades sendo apreendidos cerca de 20 metros de carvão. Segundo o gerente de Fiscalização da SEMAR, Renato Nogueira, que coordenou a operação, uma pessoa foi presa por crime ambiental, este pagou fiança, mas acabou ficando preso por outros crimes já cometidos. O carvão apreendido, resultou em 149 sacos, sendo doados para a Diocese de Oeiras.
"A informação que recebemos era de que haviam mais fornos clandestinos de carvão, na região do município de Oeiras, instalados em povoados, associações e comunidades, ou mesmo em locais desabitados, porém, não encontramos. Entretanto, nossa meta é fechar o cerco contra a produção ilegal. Já iniciamos novas fiscalizações, em várias regiões do Estado e em breve estaremos divulgando novos números", garante o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton Macambira.
“É importante destacar que, a produção de carvão vegetal é autorizada mediante o licenciamento da SEMAR para o aproveitamento do material lenhoso resultante dos desmatamentos autorizados para uso alternativo dos solos, considerando a vedação do emprego do fogo nas florestas e demais formas de vegetação para a queima pura e simples, assim entendida aquela não carbonizável, de material lenhoso, quando seu aproveitamento for economicamente viável”, enfatiza Macambira.