Justiça converte prisão de um dos suspeitos e libera outro após audiência de custódia em Oeiras
30/10/2025 - 18:15Decisão foi tomada nesta quinta-feira (30) pela Central Regional de Audiência de Custódia IV, em Floriano


Alfabetizar todos os alunos não leitores da rede municipal, matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Este é o objetivo do projeto Borboleta, lançado no último sábado, 17, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Oeiras. O lançamento ocorreu no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, durante o IV Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que teve como tema “Refazendo os passos de uma prática alfabetizadora”.
O seminário - ministrado pelas professoras Ruthnéia Costa e Osana Morais, da Escola Casa Meio Norte, de Teresina - contou com a presença do prefeito José Raimundo Lopes, da secretária municipal Tiana Tapety e de professores e coordenadores de escolas municipais das zonas rural e urbana de Oeiras.
De acordo com Tiana Tapety, o projeto é de fundamental importância para o desenvolvimento da educação na rede municipal. "Fizemos uma avaliação na política pública federal e notamos que algumas lacunas foram deixadas, sobretudo, no que diz respeito ao letramento e numeramento", comenta a secretária, referindo-se ao ensino de português e matemática, foco do projeto Borboleta.
Com o Borboleta, a Semed pretende qualificar o fluxo de leitores que ingressam na segunda etapa do Ensino Fundamental. "É um projeto que dará sentido à trajetória de desenvolvimento de nosso município para que possamos formar cidadãos melhores. Nesse compromisso com a leitura e a escrita, marcharemos para um novo tempo e para uma Oeiras bem melhor", argumenta Tiana Tapety.
O prefeito José Raimundo lembrou os avanços do ensino na rede municipal e louvou a iniciativa. "Contamos com o empenho de todos no desenvolvimento deste projeto, para que Oeiras possa ser reconhecida pela qualidade da educação pública que oferece aos seus cidadãos", pontua o prefeito.
O evento também foi uma oportunidade para apresentar projetos desenvolvidos dentro de escolas da rede municipal, como o Coral Boa Semente, formado por alunos da Escola Municipal Júlia Miranda; Grupo Louvação Conguinhos, composto por estudantes da Escola Municipal Francisco Quirino e o número teatral do espetáculo "África: de onde viemos", apresentado por alunos da Escola Municipal Visconde da Parnaíba.
Dentro do seminário ocorreu o lançamento do livro "Eu Sou a Escola", de autoria de Osana Morais e Ruthnéia Costa. A obra, que já está em seu segundo volume, relata experiências transformadoras ocorridas em duas escolas municipais de Teresina.
'Se essa rua fosse minha'
No seminário também foi lançado o projeto 'Se essa rua fosse minha'. Desenvolvido pela Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto propõe construir a identidade e denominar cerca de 90 ruas de Oeiras.

"Vamos trabalhar em cima da realidade de cada local. As escolas da rede municipal vão mobilizar as comunidades para a denominação destas ruas", explica Tiana Tapety, informando que o projeto será desempenhado ao longo de dois meses.
CONFIRA FOTOS NA GALERIA ABAIXO