
Será que Oeiras também tem a sua Maria Antonieta?

* Por Joca Oeiras
“Querido vc deve esta falando de outra Carla Martins porque a Secretaria de Cultura de Oeiras nem se quer uma dor de cabeça tem...” (extraído de um comentário postado no Mural da Vila de uma certa Mariana que, até prova em contrário, falava em nome da Secretária de Cultura e Turismo Carla Martins)
“Se eles não tem pão, porque não comem brioches?” Frase atribuída a Maria Antonieta poucas horas antes da queda da Bastilha e consequente Revolução Francesa que a levou, e a seu marido, Luís XVI, à guilhotina.
A ser verdadeira a afirmação da assessora(sic) Mariana segundo a qual a Secretária Carla Martins absolutamente se preocupou com as críticas e cobranças que a população oeirense vem fazendo acerca de sua atuação na pasta da Cultura e Turismo do município de Oeiras, sinceramente esta alienação frente à realidade só pode ser comparada à de Maria Antonieta no episódio acima narrado em plena Revolução Francesa.
Por mais que queira tapar o sol com a peneira, a Secretária de Cultura enfrenta um profundo desgaste em sua imagem depois do superfaturamento que ela mesma admitiu ter existido, embora tentando dele isentar a Prefeitura de Oeiras. Aos artistas e promotores culturais a Secretária tem acenado, se tanto, com míseras migalhas, sendo que chegou a invocar empecilhos para ao lançamento de um livro do juiz, poeta e amigo de Oeiras, imortal da Academia Piauiense de Letras. Elmar Carvalho, autor, entre outros, do poema “Noturno de Oeiras”.
Diante de tudo isto, diga o que disser a, talvez, até bem intencionada assessora Mariana, do meu ponto de vista a Secretária de Cultura e Turismo carece das mínimas condições políticas de prosseguir na direção da pasta. Cada dia de sua permanência naquela secretaria só fará aumentar os prejuízos à cultura e ao turismo locais.