Artigos
Sobre a inauguração do novo Campus Professor Possidônio Queiroz - UESPI-Oeiras
Por Harlon Lacerda
Por: Da Redação em 25/01/2022 - 23:13
 Por Harlon Homem de Lacerda Sousa,Â
Diretor do Campus Professor Possidônio QueirozÂ
Â
No último dia 23 de janeiro, foi realizada a solenidade de Inauguração do Novo Campus Professor Possidônio Queiroz com a presença do ExcelentÃssimo Sr. Governador do Estado do PiauÃ, Wellington, do MagnÃfico Reitor da Universidade Estadual do PiauÃ, professor Evandro Alberto, o ex-Reitor da Universidade Estadual do PiauÃ, professor Nouga Cardoso Batista além de várias autoridades e membros da Comunidade Acadêmica.Â
Â
Não me foi facultada a palavra na solenidade. Por isso, aguardei a realização da Assembleia Geral do Campus Professor Possidônio Queiroz ocorrida no dia de hoje, 25 de janeiro, de forma remota, para me manifestar textualmente sobre tudo o que envolveu a luta, a articulação, a construção e a Inauguração do Novo Campus da UESPI em Oeiras.Â
Â
Há 10 anos, em 2012, em meio a uma greve da categoria, os docentes recém chegados a Oeiras entenderam que se fazia urgente e necessário, para uma vida efetivamente acadêmica nesta cidade, neste Campus, a construção de uma sede própria. Feita para ser UESPI. Ali foi lançada a semente. Ali foi iniciada uma trajetória de lutas que marcaria a nossa vida para sempre.
Â
No ano de 2015, o então Deputado Assis Carvalho acenou com o que seria a concretização daquela reivindicação. Através de articulação com o professor Nouga Cardoso Batista, então Reitor da UESPI, o deputado entendeu que a UESPI, sendo um patrimônio do povo piauiense, merecia mais investimento e melhor estrutura. Assim, começa a busca concreta para um terreno onde pudesse ser construÃdo o nosso novo Campus. Depois de algumas tentativas infrutÃferas e de muita articulação, o terreno de 5 hectares situado no Parque Leste, atrás da Expoeiras, foi definido como o local de realização deste sonho.
Â
A partir daà as notÃcias que recebÃamos era de uma conquista atrás da outra. A liberação da emenda de bancada, a abertura do processo licitatório, a ordem de serviço para inÃcio das obras. Em 2016, a pedra fundamental foi fincada e as obras tiveram inÃcio com prazo de conclusão de 01 ano. Ou seja, em 2017 terÃamos o nosso sonho realizado.
Â
Assim não quis o destino. Com uma série de dificuldades financeiras do Estado, as obras começaram a parar. A estrutura básica da obra foi levantada en 04 meses. Mas o dinheiro não vinha e aqui começa a luta. Uma luta que não poderia, em hipótese alguma, ser travada com o envio burocrático de ofÃcios e memorandos que tinham como único destino o fundo de uma gaveta.
Â
Ninguém reivindica o que merece seguindo o caminho burcrático frio. Não há vitória sem sacrifÃcio. Não há luta sem sangue nos olhos. Seguindo unicamente trâmites e articulações vazias, a obra permaneceu parada até 2018. Foi então que percebemos, de uma vez por todas, que só a luta muda a vida e, superando limites pessoais, empreendemos a mais árdua batalha fazendo uma pacÃfica greve de fome.
Â
Conseguimos, então, chamar a atenção do Governo do Estado, das autoridades acadêmicas e legislativas. Conseguimos fazer as pessoas entenderem que aquele novo campus seria sim concluÃdo. As obras seguiram, ainda em ritmo lento, mas seguiram.
Â
Em 2020, assumimos, novamente, a direção do Campus Professor Possidônio Queiroz e estabelecemos desde o nome de nossa gestão que nós farÃamos o que fosse possÃvel e impossÃvel para que tivéssemos a #novaUESPIOeiras. Entretanto, veio a pandemia. O mundo parou. As obras pararam. O deputado Assis Carvalho lamentavelmente faleceu. Mas seguimos firmes no propósito único de concretizarmos o nosso sonho, o nosso da Comunidade Acadêmica, o sonho de Assis Carvalho. Com articulação com o professor Nouga Cardoso Batista, conseguimos a perfuração do posso tubular que há tempos não conseguiam perfurar.
Â
Em 2021, com a ajuda determinante e fundamental, com total dedicação e empenho, o reitor da UESPI, professor Evandro Alberto de Sousa, mobilizou todas as forças da Universidade Estadual do Piauà junto ao Governo do Estado e conseguiu que o fluxo dos processos internos fosse dinamizado. Assim, conseguimos a rapidez necessária para que o prédio fosse inaugurado.
Â
Nesse processo, contamos com a ajuda de várias outras pessoas e continuamos contando com a dedicação de cada uma delas. Antônio, o apontador da obra; Aldair, o encarregado; cada pedreiro, pintor, eletricista, metalúrgico, ajudante, motorista que se fazem gigantes para que o Novo Campus da UESPI em Oeiras seja o mais bonito deste Estado.
Â
Um agradecimento especial a Thallyta, do departamento de engenharia da Uespi, que examina cada detalhe e cobra a perfeição de cada sala, cada parede, cada porta. Aos motoristas da UESPI que se empenham ao máximo para levar e trazer as equipes de Teresina pra cá.
Â
Mas seria impossÃvel qualquer luta sem a presença, dedicação e participação do Movimento estudantil através do DCE Possidônio Queiroz que acompanhou cada passo dessa conquista; da dedicação sobrehumana dos técnicos-administrativos do campus, em especial a Arlam Marques da Rocha. A dona Lucinete que tanto trabalhou nessa última semana. A todos e todas que compõem a Comunidade Acadêmica do campus Professor Possidônio Queiroz.
Â
Agradeço a minha famÃlia, meu pai, minha mãe, minha irmã, em especial a Bárbara e Thascira, que nos últimos dois anos me viram cada vez menos. Mas sempre estiveram ao meu lado.Â
Â
O Novo Campus Professor Possidônio Queiroz representa um novo marco para a Educação Superior em Oeiras e todo o Vale do Canindé. Teremos novos cursos ofertados, novos projetos, novos serviços. Seremos pioneiros como o nosso Professor Possidônio Queiroz foi. Seguiremos aguerridos para garantir todos os equipamentos e mobilia novos que exigimos. Seguiremos na luta pelo TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL para levar e trazer em segurança nossa comunidade às nossas novas instalações. Continuaremos incansáveis e, sempre que for necessário, diante das pessoas que continuarem insistindo em dizer que não conseguiremos alcançar todos os nossos objetivos, ergueremos a cabeça, cerraremos o punho e lutaremos, gritaremos e, unidos, venceremos mais uma vez.
Â
Assim como uma nova etapa começa, uma outra termina. Hoje, iniciamos o processo de transferência das instalações da UESPI em Oeiras. Desde 2004, o Campus Professor Possidônio Queiroz abrigou-se no prédio da antiga Escola Normal. Um prédio histórico e marcante para toda comunidade uespiana de Oeiras. Ali passamos por lutas diversas, por alegrias, tristezas, decepções e conquistas fundamentais. Cada parede daquele prédio guarda uma dor ou um sorriso de um uespiano e uespiana. Foram festas, shows, eventos, palestras, aulas, greves, tempestades. Foram muitos o acontecimentos. Mas o velho prédio cumpriu o seu papel de nos abraçar para que pudéssemos produzir conhecimento público, gratuito e de qualidade. Começamos hoje a nos despedir do então Campus, no centro de Oeiras, e partimos para nosso destino nas novÃssimas instalações.Â
Â
Agradeço a cada um e cada uma que contribuiu com a manutenção da UESPI no prédio da Escola Normal com a certeza de que ele abrigará e ainda abraçará outras instituições importantes para Oeiras.Â
Â
Seguiremos na luta. E como eu gosto de frisar: até a vitória, sempre!
Â
Viva a UESPI! Viva ao Campus Professor Possidônio Queiroz! Viva a Oeiras Invicta!