
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, acompanhou o governador Wellington Dias, na agrovila Nova Santa Rosa, na zona rural
de Uruçuí, no ato que marcou o início da colheita da safra de soja 2008/2009, no Piauí. Ele disse que voltava à região dez anos depois e que estava satisfeito com o espetacular aumento na produção de grãos nos cerrados piauienses.
O presidente da Associação de Produtores Rurais Serra Branca de Nova Santa Rita, Alcino Luiz Traesec, disse que este ano a área plantada na região chegou a 35 mil hectares e os produtores esperam colher 50 sacas de 60 quilos de soja por hectare, um dos mais altos índices de produtividade do Brasil.
Mas o ministro Reinhold Stephanes viu, in loco, também, a falta de infra-estrutura para o desenvolvimento da agricultura na região. As maiores dificuldades enfrentadas pelos produtores estão relacionadas com as estradas e a falta de eletrificação, além de armazenagem. Dá pena ver tanta produção sem as condições adequadas para seu escoamento.
Ontem, o radialista José Bonifácio, de Santa Filomena, postou em seu blog no GP1 a informação de que as chuvas que vêm atingindo Santa Filomena nos últimos dias continuam dificultando o acesso de caminhões e de outros veículos que se movimentam nas principais vias de escoamento da produção agrícola que cortam o Município. Santa Filomena fica nos cerrados.
Na BR-235 (Santa Filomena/Gilbués), o trânsito está literalmente interrompido em diversos trechos, com prejuízos enormes para os produtores da região. Essa falta de infra-estrutura rodoviária faz com que moradores, donos de caminhões, empresários, agricultores, pecuaristas e comerciantes percam tempo e dinheiro. O prefeito decretou estado de emergência em Santa Filomena.
O prefeito Esdras Avelino Filho (PTB) se diz pressionado pelos produtores. Ele é também um dos pioneiros no cerrado piauiense e lamenta a morosidade do Governo Estadual em liberar a importância de R$ 198 mil para serviços na estrada, de modo a restabelecer o tráfego. Enquanto isso, de acordo com o prefeito, uma fazenda sediada na região está gastando mais de R$ 300 mil na manutenção/construção de 37 quilômetros de estradas, sob pena de ver toda sua produção encalhada.
É este o estímulo que os produtores dos cerrados piauienses recebem do governo!
Diário do Povo/Zózimo Tavares