Geral
Tabagismo cresce entre as mulheres e jovens no Piauí
Por: Da Redação em 29/05/2010 - 12:54
Comemorado oficialmente no dia 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco foi antecipado em Teresina. Na manhã desta sexta-feira, dia 28, a Sociedade Brasileira de Cardiologia realizou palestra sobre o fumo, bem como outros trabalhos de conscientização da sociedade a respeito dos malefícios do cigarro.
Para Maurício Paes Landim, presidente da Sociedade no Piauí, apesar de os órgãos de saúde estarem intensificando cada vez mais as ações de combate ao cigarro, o número de mulheres e jovens fumantes tem crescido em todo o país.
Com o tema "Mulher, você merece algo melhor do que o tabaco", a Organização Mundial de Saúde (OMS) pretende sensibilizar as mulheres sobre os fatores de risco relacionados às doenças cardiovasculares. “Através desse enfoque feminino pretendemos fazer com que as esposas usem do seu poder de convencimento para conscientizar os homens sobre os malefícios do cigarro”, aponta Paes Landim. Ressaltando a contribuição dada pelo uso do cigarro no aparecimento das doenças do coração e dos pulmões, Maurício argumenta que um cigarro a menos já representa uma grande evolução na melhoria da saúde.
“Quem fuma três cigarros ao dia tem quatro vezes mais chances de ser acometido por um infarto ou acidentes vasculares, como o derrame. Além do que, o fumo passivo já é comprovadamente prejudicial na mesma dimensão que o fumo ativo”, explica. Quanto aos tratamentos utilizados no combate ao fumo, Maurício Paes Landim argumenta que muitas vezes o incentivo oferecido pelas políticas antifumo não são suficientes, havendo a necessidade de acompanhamento psicológico ou mesmo o uso de drogas terapêuticas.
De acordo com a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 20% da população é adepta à utilização do cigarro. Em nível mundial, esse número é ainda maior, já que 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina fazem uso do tabaco.