
Comissão Municipal de Regularização Fundiária se reúne para deliberar sobre procedimentos
29/05/2025 - 13:03Reunião realizada nesta quinta-feira (29) discutiu demandas e definiu encaminhamentos para continuidade dos trabalhos
Ocorreu na noite deste último sábado (21) a posse da nova diretoria do Instituto Histórico de Oeiras, que tem como novo presidente o historiador Júnior Vianna.
Antes da solenidade festiva, foi realizada a tradicional missa de ação de graça pelo sodalício. A celebração litúrgica ocorreu na Igreja da Imaculada conceição e foi presidida pelo pároco da cidade de Acauã-PI, Sérgio Leal e concelebrada pelo pároco da Paroquia de N. S. das Vitória, José Francisco.
Após a missa, no Cine- Tetro Oeiras ocorreu a solenidade de posse da nova diretoria que ficará à frente do IHO no biênio 20017/2018. Na ocasião estiveram presentes diversas autoridades dentre elas a presidente do Instituto Histórico de Oeiras Profa Rita de Cássia Neiva Santos Gama; o Prefeito Municipal de Oeiras, José Raimundo; o vereador Espedito Martins (representando o legislativo municipal); o Coordenador Estadual de Fomento a Irrigação no Piauí, Dr. B.Sá; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes e um dos fundadores do Instituto Histórico de Oeiras, Dagoberto de Carvalho Júnior.
Durante a solenidade foi lançada a 20ª edição da Revista do IHO, que foi idealizada e coordenada pela então presidente do IHO, a profa Rita de Cássia Neiva Santos Gama e apresentada pelo médico e historiador Dagoberto de Carvalho Júnior, que em seu pronunciamento externou a importância cultural e literária que esses periódicos possuem para a sociedade piauiense e oeirense. Esta edição contou com total apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, que viabilizou a impressão da mesma.
No seu discurso de enceramento da sua gestão, a profa Rita de Cássia N.S.Gama, ressaltou que a revista lançada é fonte perene de revitalização da cultura oeirense e que o IHO é um hino de amor a Oeiras, assim precisa continuar desenvolvendo sua finalidade primeira: zelar pela vitalidade do patrimônio material e imaterial do solo mochino.
O segundo momento do evento foi marcado pela posse da nova diretoria que tem como presidente o professor e historiador Júnior Vianna. Além dele, compõem a equipe dirigente Maria do Espirito Santo Rêgo, vice-presidente; José Gonzaga Carneiro, segundo vice-presidente; Isabel Cristina de Carvalho, secretária geral); Edson Josué, segundo secretário; Maria do Socorro Rêgo, arquivista; Francisca Inês dos Santos Martins, tesoureira e Inácia Rodrigues, oradora.
Em seu discurso de posse, o historiador Júnior Vianna discorreu sobre a importância da história no meio social, tão quanto como da necessidade da preservação do patrimônio histórico. Externou ainda que em sua gestão buscará dar o máximo de si, para validar os objetivos da instituição.
"Aos ser eleito para presidir o Instituto Histórico de Oeiras, recai sobre mim um desafio, uma responsabilidade de fazer mais pelo IHO e não decepcionar aqueles que acreditam em mim. Assumo a presidência deste sodalício, não por vaidade, mas por saber que posso junto aos que dele fazem parte e de tantos outros oeirenses, cumprir com os seus objetivos apregoados há mais de quatro décadas", destacou o novo presidente.
O evento encerrou com apresentação do estudante Vanderson Brito, que recitou o poema do oeirense Nogueira Tapety e em seguida a cantora Kariny Santos cantou a música Vilarejo de autoria de Marisa Monte.
A decoração do Cineteatro foi de Kariny Sá e coquetel servido de Solange Lopes.
A noite festiva teve a graça de muitas autoridades, convidados, amigos e entusiastas da cultura oeirense.
Instituto Histórico de Oeiras
Foi fundado em 6 de janeiro de 1972 para guardar a cultura da cidade, preservar tradições, valorizar a memória e a história de Oeiras.
CONFIRA O DISCURSO DE POSSE DE JÚNIOR VIANNA
CONFIRA TODAS AS FOTOS NA GALERIA ABAIXO