
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O vereador Miguel Ângelo apresentou um projeto à Câmara Municipal de que proÃbe o tráfego de veÃculos pesados no Centro Histórico de Oeiras, com carga acima de 10 toneladas, ou similares.
De acordo com o projeto apresentado pelo vereador, só será permitido o tráfego de veÃculos pesados para atendimentos essenciais como entrega de oxigênio para os hospitais, serviços das companhias elétricas, telefônicas, de água e esgotos, corpo de bombeiros, entregas em comércios, veÃculos guinchos, ou para atenderem outros serviços similares, que dependam de uso de veÃculos pesados.
O tráfego de veÃculos pesados é proibido em quase todas as cidades históricas brasileiras. Os órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico argumentam que esses veÃculos danificam o pavimento e os casarões que compõem os sÃtios históricos, uma vez que essas obras datadas do perÃodo colonial não foram feitas para suportar grandes pesos, pois foram construÃdos com tijolos de adobe, e a passagem de veÃculos pesados pelo centro histórico é tão impactante que alguns prédios chegam a trepidarem.
O perÃmetro do Centro Histórico, para atender esta Lei fica definido como sendo:
Ao norte – limite da Avenida Edvá Santana (Transamazônica)
Ao Sul – Rua João Paulo II, até atingir a Rua Elizeu Barroso, bairro Rosário, seguindo em direção ao Riacho Mocha, reservando um raio de 100 metros da Igreja do Rosário.
Ao Leste – limite da margem direita da Rua Raimundo Queiroz e da Rua Zacarias de Góes.
Ao Oeste – 20 metros da margem esquerda do Riacho Mocha.
Após aprovação do projeto, a Prefeitura Municipal tomará as providências necessárias para o cumprimento da Lei, devendo afixar placas indicativas nas principais entradas da cidade.