
Furto de energia no país gerou custo de R$ 10,3 bilhões em 2024
07/09/2025 - 19:57O sistema elétrico brasileiro trata diariamente com perdas de energia
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou a previsão climática para os próximos dias de setembro. O período deve registrar baixa umidade, temperaturas elevadas e ausência de chuvas, com máximas acima de 38 ºC em diferentes regiões do estado.
De acordo com a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, a intensificação dos ventos deve amenizar a sensação de calor. “Para setembro, temos alterações dos ventos, que vão trazer esse conforto em virtude dessa alta temperatura e baixa umidade, por estarmos no período de transição da estação do inverno para a primavera. Então, nós estamos vivendo agora uma situação de ventos com rajadas ultrapassando 50 km/h no Centro-Sul e, no Centro-Norte, essas rajadas têm chegado a uma média de 45 km/h. Isso nos primeiros 15 dias do mês”, explicou.
Mesmo com a intensificação da circulação dos ventos e a formação de nuvens em várias localidades, não há registro de sistemas que favoreçam a ocorrência de chuvas. Em diversas áreas do estado, a velocidade média dos ventos tem se mantido acima de 20 km/h de forma constante.
Segundo Sara Cardoso, esses sistemas atmosféricos devem continuar influenciando as condições climáticas ao longo do mês, mantendo o cenário de calor intenso, baixa umidade e ventos fortes no território piauiense.