
Rafael Fonteles participa da comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Piauí em Oeiras
05/05/2025 - 12:53Na sessão solene, 16 personalidades foram homenageadas com a Medalha do Mérito Legislativo
O vereador Diógenes Medeiros (PPS), pretende apresentar logo na primeira sessão na Câmara de Vereadores proposta para a criação da Câmara Municipal Mirim de Picos. O projeto que já existe em muitas cidades brasileiras tem como principal objetivo a conscientização dos jovens sobre a importância do Poder Legislativo, além da importância da política no dia a dia do cidadão.
Segundo o parlamentar, a idéia é preparar os eleitores do futuro, incentivando crianças e jovens na formação de cidadãos e na participação da vida pública. “O nosso projeto visa promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a comunidade. Além de proporcionar a circulação de informações sobre as atividades gerais da Câmara Municipal, possibilitando aos nossos jovens a experiência e o despertar para a importância da participação política, contribuindo para a formação de sua cidadania e compreensão de todos os aspectos da política”, explica.
De acordo com Medeiros, o parlamento funcionará nos moldes do parlamento municipal e tem caráter informativo e instrutivo sobre o exercício da cidadania, proporcionando esclarecimentos sobre a finalidade e o funcionamento do Poder Legislativo.
Caso a proposta seja aprovada, vai proporcionar aos alunos das escolas públicas e particulares serem parlamentar por um dia e ainda, contribuir com a sociedade através de sugestão de projetos de leis que se selecionados, poderão ser reeditados pelos vereadores e se transformarem em leis.
“O primeiro passo será a criação dos partidos temáticos. Em seguida os adolescentes farão uma prova e os 10 aprovados se tornarão vereadores mirins. A cada duas sessões durante três meses eles terão espaço na tribuna da Câmara para expor propostas que serão analisadas pelos demais colegas. Essa é uma forma de possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático através da participação de uma jornada parlamentar. Eles terão o papel do vereador como representante da sociedade, a criação de Leis, bem como outras atividades inerentes a função do representante Mirim”, frisou Diógenes Medeiros.
Para participar e ser eleito Parlamentar Mirim o aluno deve estar freqüentando regularmente a escola. Deve apresentar um projeto de lei, executável, nas áreas já designadas pela comissão organizadora. São eles: Agropecuária; Cultura; Defesa do Consumidor; Direitos Humanos; Educação; Esportes; Habitação; Meio Ambiente; Saúde; Segurança Pública e Transporte.
Cidade Verde