
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Neste final de semana, o Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil Oeiras promoveu o XV Batizado de Capoeira e Troca de Graduações. O evento teve como tema central "A História da Capoeira do Piauí" e reuniu um grupo de mestres pioneiros e renomados, contramestres, professores, instrutores, monitores e alunos vindos de várias regiões e estados.
Delegações de cidades como Teresina, Imperatriz, São Paulo, Luzilândia, Esperantina, Ipiranga, Picos, São João do Piauí, Colônia, Bom Jesus e, é claro, Oeiras marcaram presença neste grande encontro capoeirístico. Diversos grupos de capoeira participaram, incluindo Raízes do Brasil, Palmares, Acedac, Alvorada, Instituto Ladainha, Liberdade, Quilombolas de Luz, Ginga de Corpo, Associação Palmares, Quilombo e Raça Guerreira.
A programação foi rica e variada, com destaques para a apresentação musical da talentosa Juliana Mayra e vivências que abrangeram desde os fundamentos básicos até os avançados da capoeira, passando pela empolgante vivência de maculelê. Claro, não faltaram as tradicionais rodas de capoeira, com a participação ativa dos mestres Tucano, Maciel e Canseira.
O evento também ofereceu palestras informativas e enriquecedoras. Marcos Vinicius, conhecido como Nego Vina, falou sobre os povos tradicionais e quilombolas, enquanto o Mestre Tucano liderou uma palestra sobre a história da capoeira, com participação especial do Mestre Maciel, um dos pioneiros da capoeira no Piauí.
A realização deste grande evento só foi possível graças ao apoio cultural de inúmeras entidades e empresas locais, incluindo a Prefeitura Municipal de Oeiras, o Fundo Municipal de Cultura, a Pax União, a RR Contas, a EGPV Financeira, a Auto Escola Santos, a Sema Veículos, o Pratão, a Caprixosa, a Ótica Fontes, a CCM Cortez, a Maat Modas, a Holanda Atacado, o Baratão Moto Peças, a Farma Silva, a Lustosa Tur e o Caçula.
Agradecimentos especiais foram direcionados à Superintendência de Promoção à Igualdade Racial e Povos Originários, ao Juizado Especial Cívil e Criminal da Comarca de Oeiras Piauí, aos Deputados Federais Dr. Francisco Costa e Fábio Novo, a Ícaro Carvalho, ao Hotel Coqueiro Verde, à Décio Academia, à Pousada Cônego, ao Sesc Hotel, ao Portal Integração, ao Mural da Vila, a Chiquinho Auto Peças, ao Dr. Ruan Foryman, à TV Cidade Verde, à Décio Academia, à Rádio Vale do Canindé, à Vereadora Heloísa Helena, à Rádio Primeira Capital, à Rádio Meio Norte, ao Vereador Gilmar Fontes, à Rádio Educativa Cristo Rei FM, ao Portal Oeiras em Foco e ao News21sportivo.
A organização do evento ficou sob a responsabilidade do Professor Magro de Aço, com supervisão do Mestre Tucano e direção geral do Mestre Ralil. Este evento, de iniciativa do Raízes do Brasil, foi uma verdadeira celebração da capoeira, de suas raízes e da riqueza cultural que ela representa.
Os participantes e organizadores estão ansiosos para a próxima edição de mais um evento bastante organizado pelo Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil de Oeiras. Até lá, a energia e a alegria deste evento continuarão a ecoar nas rodas de capoeira e nos corações dos amantes desta arte tão vibrante e única.