
Advento: a esperança em ação

*Por Pe. Francisco Barbosa
Chegamos ao Tempo do Advento - tempo privilegiado no qual somos convidados e convidadas a perceber o quanto Deus nos ama, o quanto Deus continua a “apostar em nós”. Um tempo no qual somos chamados a renovar a nossa esperança.
Mas a renovação dessa esperança requer a nossa participação: saindo de nós mesmos, deixando os velhos hábitos, abandonando certas manias e atitudes para aderir ao projeto d'Aquele que vem para renovar a face da terra.
É a renovação da esperança que alimentou o povo de Deus em todo a sua caminhada. Nesse sentido, somos chamados a escutar ao longo do Advento - com o ouvido do coração – a Palavra de Deus, em cada celebração
da Eucaristia, em cada celebração da Palavra: a ação de Deus dentro da história.
Para que isso aconteça, somos chamados também a abrir o nosso coração, arrumar bem a “casa”, fazer uma espécie de “faxina geral”, procurando deixar de lado tudo aquilo que impede a chegada d'Ele em nossa
vida: todo ressentimento, toda atitude negativa, toda superficialidade, todo mal humor, toda falta de esperança, toda falta de tempo para o Mistério, toda ausência de compromisso com o tempo necessário para contemplá-Lo, adorá- Lo, reverenciá-Lo.
Esse tempo é um tempo para ser vivido realmente na esperança, esperar em Deus – o Deus que não nos decepciona, que cumpre a sua promessa, que é fiel, nosso aliado, nosso companheiro de caminhada. Esperar, procurando também rever, em nossas atitudes pessoais, familiares, de grupo etc. Tudo aquilo que desfigura e enfraquece a nossa fé. Cada um sabe de si, conhece o seu coração.
Portanto, é um tempo para esperarmos não como meros espectadores, de uma forma passiva e sem compromisso, mas esperarmos procurando acolher a proposta de Deus que vem até nós em Jesus Cristo. Ele é o Emanuel – o Deus que vem para renovar a nossa história, a história da humanidade inteira.
É um tempo para esperarmos o Deus que nos quer vivendo a solidariedade com todos aqueles que no dia a dia são excluídos e, como o seu Filho, não encontram lugar, hospedagem, na sociedade, também nos nossos
dias.
Votos de um Santo Advento para todos/as!
*Pe. Francisco Barbosa, Pároco da Paróquia do Sagrado Coração – Simplício
Mendes-PI, 2012, e-mail: pebarbosa1965@bol.com.br