
Lançamento de livro marca Dia Estadual da Consciência Negra em Oeiras
03/09/2025 - 15:26Obra de Artenilde Silva aborda dança afro-brasileira e educação afrocentrada
O jovem bailarino piaui- ense Alef Albert, 15 anos, parte para uma carreira promissora. Ele foi selecionado para o YAGP (Youlh América Grand Prix) em Nova York, maior competição mundial de dança. O jovem que integra a Escola de Ballet Helly Batista, foi selecionado ao participar do Festival de Dança Passo de Arte, que aconteceu no inÃcio deste mês em Fortaleza, Ceará. No Brasil, o Instituto Passo de Arte é responsável pela seleção dos bailarinos brasileiros.
O evento, que será realizado em New York, em abril do próximo ano, irá reunir bailarinos de todo o mundo para concorrerem a uma bolsa de estudos. O YAGP, foi fundado em 1999 por dois bailarinos do Balé Bolshoi, Larissa e Gennadi Saveliev, e é uma organização educacional voltada a colaborar para que jovens e talentosos bailarinos obtenham condições de realizar o sonho de integrarem às mais importantes escolas de dança do mundo.
Para o bailarino Alef Albert o sonho de brilhar em outros palcos parece cada vez próximo já que talento e determinação ele tem de sobra. "A dança representa tudo na minha vida. Quero fazer dar certo e poder conseguir cada vez mais com a dança", resumiu sua felicidade.
O talento e determinação resumem a admiração do professor Helly Júnior, que acompanha Alef Albert na Escola de Ballet Helly Batista. Ele nos contou que tudo está a favor do jovem bailarino desde o seu porte fÃsico a aptidão para o balé. "O rendimento dele é bastante rápido, o que geralmente eu levo três meses para passar para os alunos ele pega em um mês.
Tem um porte fÃsico perfeito, além da musicalidade, ou seja, de encaixar a música nos passos da dança", avaliou Helly Junior.
O apoio da famÃlia também é outro ponto favorável para que Alef Albert mantenha a sua dedicação pela dança. "Ele é de uma famÃlia bastante humilde, mas sem preconceito algum. A mãe dele incentiva bastante e até o irmão mais velho abraçou o mundo da dança motivado pelo irmão", disse o diretor da escola Helly Batista.
O jovem é um dos 60 alunos bolsistas da Escola de Ballet Helly Batista, que em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, contempla alunos da rede pública estadual de ensino com bolsas de estudo para a formação na dança. Além do talento para o Balé Clássico o jovem também é dono de um boletim exemplar, sendo este um dos requisitos para ingressar como bolsista na Escola de Ballet.
A bailarina, Jéssica Martins, é mais um fruto da Escola de Ballet Helly Batista, que foi selecionada para o Festival Passo de Arte de Idaiatuba, São Paulo. No mesmo festival, o jovem Albert, também irá participar e passar por mais uma avaliação antes de seguir para o YAGP em Nova York.
Diário do Povo