"Provavelmente STF vai me impedir de concorrer em 2026", diz Eduardo Bolsonaro
21/12/2025 - 10:15Ele perdeu o mandato na Câmara por decisão da Mesa Diretora nesta semana, por estar nos Estados Unidos desde fevereiro
Trabalhadores de carteira assinada com renda de até R$ 2.640 já podem contratar financiamentos do Minha Casa, Minha Vida usando depósitos futuros feitos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal inicia hoje a oferta de linhas de crédito do FGTS Futuro.
Ao solicitar o crédito habitacional, o titular da conta vinculada do FGTS precisa autorizar a caução dos depósitos futuros pelo empregador por até 120 meses, diretamente pelo aplicativo FGTS. O Conselho Curador do FGTS regulamentou o FGTS Futuro em março para a compra da casa própria.
No momento da contratação, o banco informará ao trabalhador o valor da prestação e a capacidade de pagamento com ou sem os depósitos futuros. Se optar pelo FGTS Futuro, os depósitos do empregador serão bloqueados até a quitação total do saldo devedor. Em caso de demissão, o trabalhador não poderá sacar o saldo vinculado ao financiamento, sendo usado para reduzir a dívida, exceto a multa rescisória de 40%.
A opção pelo FGTS Futuro deve ser feita durante a contratação do crédito e valerá apenas para os novos contratos de financiamento. Caso contrário, o trabalhador poderá utilizar os recursos depositados conforme previsto em lei, por decisão exclusiva dele.