Candidato a vereador é alvo de operação da PF que investiga transferência irregular de títulos no Piauí
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Águas Rasas, que investiga a transferência irregular de mais de 120 títulos eleitorais no município de Elesbão Veloso.
O principal alvo da operação é um
candidato a vereador.
De acordo com a PF, foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão na cidade. A investigação, iniciada neste mês, apura
um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral para Elesbão Veloso,
realizado por meio da apresentação de comprovantes de residência
ideologicamente falsos.
"A operação identificou que o principal alvo dos mandados, na condição de funcionário de um órgão de prestação de serviços públicos e candidato a vereador, recrutava eleitores de outras cidades para formalizarem requerimentos de alteração de seus domicílios eleitorais (RAE). Ele também era o responsável pela inserção de dados falsos no sistema, resultando na produção de certidões materialmente verdadeiras, mas com endereços fictícios", destacou a PF em nota.
Ainda segundo a Polícia Federal, 41 eleitores foram inicialmente identificados como tendo formalizado pedidos de transferência mediante fraude, o que levou ao indeferimento desses requerimentos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Além disso, outros 85 requerimentos ainda estão sob suspeita.