
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
João Vicente propõe ampliação da cidadania
O plano de governo do candidato João Vicente (coligação Por um Piauí novo, PTB, PDT, PP, PRTB, PTC, PTdoB, PHS) consta com 35 páginas, divididas 11 políticas prioritária: Educação, Saúde e qualidade de vida, desenvolvimento econômico, Gestão e planejamento estratégicos, Infra-estrutura e serviço, Cultura, esporte, Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável, Assistência Social, Juventude, Justiça.
Embora o Piauí seja reconhecido como referência pelos serviços de saúde prestados à comunidade piauiense e à de outros Estados, muitos são os problemas que envolvem a saúde pública do Estado do Piauí. Qualquer cidadão, de qualquer classe social, constata, sem dificuldade, a fragilidade dos serviços de atenção básica e a precariedade da oferta da média e da alta complexidade naquilo que é pertinente a esta área prioritária, cuja demanda se avulta, principalmente, entre as pessoas menos favorecidas.
Como diretriz o plano de Go-verno pretende elevar o nível da saúde prestada pelo Estado e manter uma rede hospitalar regiona-lizada, mediante a criação de polos de referência (hospitais regionais), adequadamente equipados com a instalação de aparelhos de alta resolução, qualificando e valorizando os profissionais da área.
O plano priorizar a educação nas suas modalidades de ensino, como principal instrumento de transformação estrutural da sociedade piauiense, contribuindo diretamente para a consolidação e ampliação da cidadania.
Implantação de programas de ação específicos no Sistema Penitenciário para assegurar o retor-no do detento à comunidade, proporcionando-lhe inclusive o acesso ao ensino profis-siona-lizante e ao mercado de trabalho; Incentivo à criação de Conselhos Municipais e Comunitários de Segurança, garantindo a participação da sociedade na formulação de políticas locais de Segurança Pública; Recomposição e ampliação do quadro dos órgãos da área da Segurança Pública, promovendo a distribuição de novos contingentes em todas as regiões do Estado, no sentido de melhor exercer a segurança preventiva e ostensiva.
Sílvio Mendes denuncia as mazelas do Piauí
O candidato Silvio Mendes (Coligação O Piauí Merece, PSDB/DEM/PPS/PSC) entregou o seu Plano de Governo, no dia 5 de julho e também dis-ponibilizou no seu site www.silvio governador45.com.br O plano contém 65 páginas, com as seguintes prioridades setoriais: Infra-Estrutura, Transportes, Transportes Públicos, Energia Elétrica, Recursos Hídricos, Projetos Especiais de Infra-Estrutura, Porto de Luís Correia, Ferrovia Transnordestina, Gaso-duto Meio Norte, Desenvolvimento Econômico, Agropecuá-ria , Agricultura, Agricultura Familiar, Reforma Agrária, Indústria, Comércio e Serviços, Recursos Minerais, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Saneamento Básico, Habitação Popular, Justiça e Direitos Humanos, Segurança Pública, Cultura, Esportes e Lazer.
Conforme está no seu plano de Governo, a realidade piauiense indica a necessidade de redobrados esforços e de permanente dedicação de todos para que os problemas atuais sejam resolvidos ou reduzidos, de modo a avançar no processo de desenvolvimento social e econômico e garantir melhores condições de bem-estar para a população.
Entre os principais problemas do setor saúde no Estado, temos a crescente invasão de pacientes em Teresina, oriundos de todo o interior do Piauí e de outros estados, chegando a ser despendido mais da metade das despesas hospitalares com pacientes não residentes na capital.
Fortalecimento das gestões municipais; Parceria com os municípios para a implementa-ção da rede assistencial, com hierarquização e contra-referência; Parceria com os municípios para ampliação do acesso e melhoria da qualidade das ações e serviços de saúde, especialmente na atenção básica e assistência farmacêutica.
Para combater a violência e melhorar a segurança, deverá ser repensado por completo, o funcionamento atual do aparato de segurança do Estado, para fazê-lo melhor, mais efetivo e resolutivo, mais presente e atuante. É urgente um choque de gestão moderniza-dora na segurança pública estadual.
Reforço de veículos, equipamentos e qualificação do policiamento na divisa com os estados vizinhos, com vistas ao combate ao tráfico de drogas em parceria com a Polícia Federal, ao roubo ou furto de cargas e veículos, ao contrabando,à exploração sexual infantil, aos crimes contra a integridade física e ao roubo ou furto de agências bancárias; Monitoramento eletrônico de Teresina e das cidades maiores com a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos, Aquisição de equipamentos e de recursos de informática para interligação das delegacias e demais unidades de segurança pública do Estado;
O Piauí tem uma enorme dívida para com seu povo, no que to-ca a questão da educação. Os avanços, principalmente no que é relativo à política nacional, iniciada pelo Plano de Desenvolvimento da Educação(PDE), não foram totalmente incorporados pelos diversos sistemas públicos de educação, municipais e estadual, e, principalmente, há enorme resistência ao trabalho direto com metas e alcance de resultados.
Plano de Wilson defende continuidade
O candidato a reeleição, Wilson Martins, da coligação Para o Piauí Seguir Mudando, (formada pelos partidos PSB, PMDB, PT, PR, PC do B, PRB, PRP, PTN) disponibilizou o seu plano de Governo no seu site, www.wilson40.com. O documento impresso contém 21 páginas, divididos em 12 temas. Infância e juventude, saúde, segurança, educação, esporte, assistência social, geração de emprego e renda, estradas e pontes, barragens e hidrovias, energia, desenvolvimento sustentável.
Para justificar a sua proposta, Wilson Martins mostra na apresentação do seu plano, que nos últimos anos que o Piauí passou pela maior mudança de história e que nos próximos quatro anos vai aprofundar ainda mais as mudanças. No de governo, o candidato enfatiza que para seguir com as transformações é necessário dar continuidade ao projeto iniciado no Governo de Wellington Dias.
Ainda de acordo com o plano do candidato que aposta na continuação da última gestão que iniciou com Wellington Dias o atendimento a saúde deu um grande salto com a descen-tralização, e por isso aposta na concretização da rede. Além da concretização da rede o governo pretende dotar cada território de pelo menos uma Unidade de Pronto Atendimento com UTI, garantindo o atendimento de urgência com média e alta complexidade. No plano de Governo consta ainda a construção do Hospital Materno-Infantil de Teresina, que vai unificar em um só local o atendimento mulher e a criança.
Na área de Segurança, o candidato Wilson Martins coloca a criação do Ronda Cidadão como um novo tempo no setor da segurança pública e promete ampliar o modelo que aproxima a polícia de cada cidadão. Ainda consta no seu plano a implantação de rede segurança eletrônica, com um cinturão de câmeras vigiando todas as saídas de Teresina, assegurando maior controle sobre o acesso a capital. Se reeleito Wilson pretende em seu Governo construir mais quatro presídio no Estado.
No eixo educação o candidato enfatiza o crescimento do número de pessoas que saiu de 800 mil alunos para 1,7 milhão. De acordo com o plano a elevação do número de alunos deve se agregar ainda ações em favor da ciência e tecnologia, através das Universidades públicas e escolas técnicas.