
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Nunca se falou tanto em educação, há uma necessidade iminente. Nunca houve tamanha necessidade de mudança. Como disse Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".
Educação é, simplesmente, segundo Albert Einstein: "aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou".
A educação nos últimos anos mostrou avanços significativos, isso é inegável, inúmeras políticas públicas e ações estão sendo desenvolvidas em prol da melhoria do ensino. Projetos educativos foram implantados no sistema educacional brasileiro, mais sistemas integrais de ensino que visam retirar o aluno em situação ociosa.
E é com muita alegria que o CEMTI Rocha Neto (foto abaixo) comemora a aprovação dos seus discentes 2015 e celebra a vitória da aluna Aline Moreira de Araújo pela sua célebre conquista pontuando 940 na redação ENEM 2015, uma das maiores notas da região.
A prova do Enem, avalia, sobretudo, habilidades gerais dos alunos que estão concluindo o Ensino Médio. Ao invés de cobrar conteúdos específicos, como no tradicional vestibular, o exame analisa a capacidade de leitura, interpretação de texto e a aplicação de conceitos dos estudantes, dentre outros.
Para a elaboração da prova do Enem, é utilizada uma matriz de competências. A cada competência corresponde um conjunto de "habilidades", que seriam a demonstração prática dessas competências. A matriz de referência traz um conjunto de 120 habilidades, sendo 30 para cada uma das quatro grandes áreas que compõem o exame: linguagens e códigos; ciências humanas; ciências da natureza e matemática. A matriz de referência da redação não possui habilidades, porém conta com um conjunto de competências específicas, bem como níveis de conhecimentos associados a elas.
Diante disso, faz- se necessário um trabalho voltado em cima das competências exigidas pelo MEC, esse será o grande desafio enfrentado não só para nós, mas, sobretudo, para todas as instituições de ensino médio que se preze, afirma o grupo gestor do CEMTI Rocha Neto.
Diante do exposto e reconhecendo a importância atribuída aos educadores nesse processo educacional, o CEMTI Rocha Neto tem a satisfação de divulgar à sociedade oeirense os resultados obtidos em 2016 dos seus cemtianos através dos índices de aprovações nas instituições públicas e privadas de ensino.
APROVADOS 2015 – CEMTI ROCHA NETO
Aline Moreira de Araújo
- ENGENHARIA ELÉTRICA (UFCE – SISU)
- ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (CACID)
- ENGENHARIA ELÉTRICA – INSTITUTO GALILEO
Diorgenis da Silva Matos
- SISTEMA DE INFORMAÇÃO (UFPI – SISU)
- ENGENHARIA AGRONÔMICA (UESPI – SISU)
- ENGENHARIA CIVIL (UNINOVA – PROUNI)
- ENGENHARIA MECÂNICA (UNINOVA – PROUNI )
Francisco Anderson Ribeiro do Nascimento
- MATEMÁTICA (UESPI – SISU)
- ENGENHARIA CIVIL (NOVAFAPI - FIES)
Josimar de Holanda Rocha
- ADMINISTRAÇÃO (UESPI – SISU)
Isael de Araújo Rocha
- SISTEMA DE INFORMAÇÃO (UFPI – SISU)
Mateus Silva de Meneses
- HISTÓRIA (UESPI – SISU)
Marcos Henrique Silva de Carvalho
- HISTÓRIA (UESPI – SISU)
Shirley Bruna do Rosário Monteiro Sousa
- PEDAGOGIA (UESPI – SISU)
João Manuel do Nascimento Moura
- DIREITO (R. SÁ)
Siarley Leal Santos Moura
• DIREITO (R. SÁ)
Williames Barros Santos
- CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Maria Fernanda de Sousa Ventura
- DIREITO (FACIDE)
- ENFERMAGEM (NOVAFAPI)
- ENFERMAGEM (SANTO AGOSTINHO - FIES)
- ENFERMAGEM (COHAMA)
Danyelle dos Santos Silva
- EDUCAÇÃO FISICA (UNOPAR)
Ana Biatriz da Costa Oliveira
- DIREITO (R. SÁ)
- DIREITO (FAESF)
David de Sousa Carvalho
- BIOMEDICINA (CEUMA)
- ENFERMAGEM (UFPI-PI)
Yorana Amelia de Souza
- ASSISTENCIA SOCIAL (R. SÁ)
- FISIOTERAPIA (FAESF – FIES)
Mikaelly Sulivan Sousa Lopes
- DIREITO (PROUNI)
- FISIOTERAPIA (R. SÁ)
Larisse Maria Sepúlvida e Silva
- ENFERMAGEM (FIES)
Larissa Cláudio Costa e Silva
- HISTÓRIA (UESPI – SISU)
Jéssica Simão Rodrigues
- ENGENHARIA CIVIL (URP – PROUNI)
Francisca Zélia Lima Meneses
- LETRAS/ PORTUGUÊS (UESPI – SISU)
Por fim, a educação que queremos não é feita de palavras ao vento, mas sim de propósitos e trabalho, cujo desejo nos proporciona sonhar com dias melhores qualificadamente. É falar-se de educação com responsabilidade.