Geral
Colônia do piauí ganha o selo unicef
Por: Giselle Silva em 02/12/2008 - 00:00
Depois de realizar diversas atividades visando a conquista do Selo UNICEF, a cidade de Colônia do Piauí foi contemplada com o reconhecimento. Durante todo o ano de 2008 foram realizadas diversas atividades tendo em vista a conquista deste selo que é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes. Foram selecionados quatro municípios pólo, que são: Oeiras, Simplício Mendes, Castelo do Piauí e Paulistana, onde será feita a entrega do selo aos 33 municípios vencedores. A cidade de Colônia deverá receber o seu Selo dia 07 de dezembro em Oeiras.
O QUE É O SELO UNICEF?
A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.
Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da Humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esta busca consiste na criação de um modelo de município, disposto a colocar em prática um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e a construção dos direitos de cidadania de crianças e adolescentes. Diversas iniciativas têm sido lançadas neste sentido e o mais recente exemplo é o Selo UNICEF -Município Aprovado.
O projeto começou somente no Ceará, onde teve três edições anteriores: 2000, 2002 e 2004. Para a edição 2006, a participação foi ampliada para outros municípios de 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) que juntos formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido".
O que o UNICEF procura é estimular e premiar com esta outorga é a prioridade de respeitar os direitos das crianças e adolescentes, dando-lhes acesso à educação de qualidade, à saúde e ao lazer. O Selo UNICEF - Município Aprovado, portanto, é um compromisso com a construção da cidadania.
Os objetivos desse projeto do UNICEF invocam a participação de toda a sociedade no sentido de:
• Impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente através de uma estratégia de mobilização social dirigida aos municípios;
• Fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes nos níveis municipal e estadual.
(Colaborou Henrique Lima)