
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O deputado Firmino Filho (PSDB) defendeu hoje, durante seminário promovido pelo Partido dos Trabalhadores do Piauí para discutir a Reforma Política a ser implementada no país, o voto distrital misto e o fim da reeleição, mas somente para municípios onde não há segundo turno; ou seja, com menos de 200 mil eleitores. Ele também se definiu favorável ao financiamento exclusivamente público das campanhas eleitorais.
O seminário, que contou com a participação do senador Wellington Dias (PT), do cientista político Cleber de Deus, do presidente da OAB-PI Sigifroi Moreno e dos deputados federais Marcelo Castro (PMDB) e Assis Carvalho (PT), aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25/03, no Cine Teatro da Assembléia Legislativa. No evento foram discutidos temas como o Financiamento de campanha, o voto em lista, voto distrital, a reeleição e o fim das coligações partidárias.
Firmino Filho, que é presidente do Diretório Municipal do PSDB em Teresina foi convidado para participar do evento pelo presidente do Diretório Regional do PT no Piauí, deputado Fábio Novo. Ele considerou o convite uma prova de maturidade política dos dirigentes partidários políticos do Piauí.
O objetivo da iniciativa, segundo o seu organizador, é oferecer subsídios para a Comissão Especial do Senado criada para discutir o assunto e que tem como um dos seus integrantes o senador Wellington Dias.
O senador Wellington Dias disse que a comissão especial do senado tem até o próximo dia 5 de abril para entregar seu relatório a fim de que o tema possa entrar em discussão no plenário. Ele disse que o fim da reeleição e das coligações partidárias são temas unânimes entre os integrantes da condição.
Para Firmino Filho é indispensável na reforma política a criação de mecanismos que garantam o fortalecimento dos partidos políticos e também a atuação e a conseqüente melhora da imagem das casas legislativas, que reúnem os verdadeiros representantes do povo e que hoje não gozam de prestígio na opinião pública.