Geral
FESTLUSO: Oeiras recebe espetáculos teatrais internacionais
Por: Da Redação em 22/08/2016 - 10:52
Oeiras recebe esta semana o Festival de Teatro Lusófono – FestLuso, que é um evento que apresenta espetáculos teatrais de vários países de língua portuguesa.
Este ano, o FESTLUSO teve a descentralização das suas atividades, que em edições anteriores aconteciam apenas em Teresina e em Oeiras terá uma programação cultural do Festluso a ser realizado no Cine Teatro Oeiras e na Praça de Eventos.
Confira a programação:
Dia 23/agosto - 19h - O Guloso Mentiroso – Cia. Parodiantes da Ilha- São Tomé e Príncipe – África Classificação 06 anos
SERVIÇOS
50 min. / 06 anos / Comédia juvenil
Dia 24/Agosto
Oficina de contação de história “ Arte e memória” que será ministrada pela atriz Gisele Vasconceles das 14 às 19h no Cine Teatro Oeiras. Realização Sesc.
Dia 25/agosto –19h- Virada de Jogo - Grupo de Teatro Lareira - Maputo – Moçambique – África- Classificação 10 anos.
SERVIÇOS
50 min. / 12 anos / Tragicomédia
Dia 25 agosto – 20h- Apresentação A carroça é nossa Maranhão – local Praça de eventos.
Informações dos espetáculos Festluso Oeiras
Dia 23/08 – 19h
AFRICA / SÃO TOME E PRINCIPE - O GULOSO MENTIROSO Cia Os Parodiantes da Ilha Sinopse: Uma peça de autoria do escritor angolano José Mena Abrantes, que fala sobre um conto tradicional santomense sobre um casal de tartarugas, no qual o macho não respeita as tradições da Festa da santa Mukambá, levado pela gula. Este trabalho conta com a participação de uma cantora e um contador de estórias, cujos trabalhos serão feitos apenas numa das línguas maternas, a mais falada no país, a seguir ao Português, que é "Santomé", também conhecida por “Forro”. Ou seja, tanto a peça teatral, a estória e a música serão apresentadas na referida língua. Recomendação etária: 06 anos
Dia 25/08 – 19h
MOÇAMBIQUE – MAPUTO- A VIRADA DE JOGO Grupo Lareira Artes Sinopse: Quando Carijó, empregada doméstica da deputada Quilopita sente-se agastada devido ao atropelo dos direitos da mulher pela sua patroa, sociedade e pelo mundo machista, esta, desperta a outra conformada doméstica, Eliza para ambas juntarem-se a outras mulheres desfavorecidas e fundarem um partido que defenda os seus interesses para desmascarar o atual sistema corrupto e egoísta, e desta forma virarem este jogo machista contra elas. Mas quando a conformada Eliza defende a integração dos homens neste partido, as ideias masculinas e femininas colidem e atrapalham o plano da Carijó. Na verdade "A Virada do Jogo" é um grito das mulheres desfavorecidas em relação ao seu destino em pleno século XXI. Recomendação etária: M/12
Informações A carroça é nossaa 25/08- 20h
Grupo Xama Teatro da cidade de São Luís Maranhão.
O espetáculo foi desenvolvido coletivamente a partir do estudo da narrativa, musicalidade e imaginário popular maranhense. Trata-se de uma carroça que percorre praças e ruas transportando quatro destemidos personagens, que partem pelo mundo a procura de um burro que possa levá-los até os seus sonhos. Nessa busca, eles chegam a importantes descobertas sobre suas respectivas origens.