
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
O 2º Festival de Teatro Lusófono - Festluso
traz a Teresina à atriz global Elisa Lucinda com o espetáculo "Parem de falar mal da rotina". A apresentação será no dia 26 de agosto no Theatro 4 de Setembro.
O espetáculo une histórias vividas e ouvidas por Elisa Lucinda, como observadora do cotidiano, além dos poemas retirados dos livros "O Semelhante" e "Eu te amo e suas estréias". O resultado são 56 personagens que ela interpreta em 2h30 de elogios à rotina, nos obrigando a observarmo-nos de fora, o que nos ajuda a perceber que "a rotina" é um personagem fictício que criamos, e que na verdade nós temos o poder da mudança, nós somos os diretores, atores e produtores das nossas próprias vidas.
Elisa Lucinda nasceu em Vitória, no Espírito Santo, em 1958, onde se formou em jornalismo e chegou a exercer a profissão. Em 1986, mudou-se para o Rio disposta a seguir a carreira de atriz. Trabalhou em algumas peças, como "Rosa, um Musical Brasileiro", sob direção de Domingos de Oliveira, e "Bukowski, Bicho Solto no Mundo", sob direção de Ticiana Studart. Integrou, ainda, o elenco do filme "A Causa Secreta", de Sérgio Bianchi.
"O Semelhante", onde a poeta se apresenta declamando seus versos e conversando com a platéia, estreou no Rio e teve temporadas de sucesso em várias capitais. No mesmo formato apresentou "Eu te amo Semelhante", também com excelente receptividade. Publicou, entre outros, os livros "A Menina Transparente", "Eu te amo e suas estréias", "O Semelhante" e a "Coleção Amigo Oculto" (trilogia infantil).
Gravou os Cd's de poesias: "Semelhante" e "Eu te amo e suas Estréias" , sob o selo da gravadora Rob Digital.
Atualmente a atriz excur-siona pelo país com mais um espetáculo solo, "Parem de fa-lar mal da rotina"- sucesso de crítica e público no Fórum Internacional de Culturas. Elisa, no momento, também comemora a abertura da Casa Poema no Rio de Janeiro, sede da Escola Lucinda de Poesia Viva.
O Festival de Teatro Lusó-fono, que tem o patrocínio da Oi e o apoio cultural do Oi Fu-turo e da Caixa Cultural, acontecerá no período de 23 a 29 de agosto com ampla programação gratuita de várias companhias teatrais de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Brasil e São Tomé e Príncipe.
PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES - O Festluso visa proporcionar o intercambio sistemático através de apresentações, oficinas e palestras para a aproximação produtiva de criadores, práticos, produtores e estudiosos das várias nacionalidades que utilizam o teatro de língua portuguesa. Dentre as demais peças previstas na programação do evento estão ainda: "Acende a noite", da Cia Quinta Parede, de Portugal; "Um negócio chamado família", do Núcleo de Artes Estrelas no Horizonte, da Angola; "Deus danado", da Cia. A Máscara de Teatro de Mossoró (RN) e muitas outras.
Na programação de palestras estão inclusos temas como Iluminação cênica no Brasil - considerações particulares, com Aurélio de Simoni e Luz como semiologia dos sentimentos humanos, com Djalma Amaral. Além disso, um Encontro de Diretores Lusófonos, com participação especial da atriz Regina Duarte.
As inscrições poderão ser feitas na sede do Grupo Harém de Teatro, a partir do dia 10 de agosto. O Festluso é um evento de grande importância para as relações internacionais do teatro de língua portuguesa e se configura como uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura do Brasil e de outros países.
O festival conta também com o patrocínio do SIEC - Sistema de Incentivo Estadual à Cultura, Funarte, FUNDAC e Governo do Estado Piauí e será realizado em vários espaços culturais da cidade, como o complexo cultural Theatro 4 de setembro - Clube dos Diários, Teatro João Paulo II, Teatro Estação, Praça Pedro II e Praça dos Bambus, na Universidade Estadual do Piauí - UESPI.
Diário do Povo