
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) confirma atrações nacionais do I Festival da Uva, que acontecerá entre os dias 29 de janeiro e 1° de fevereiro, no município de São João do Piauí, localizado a 493 km da capital. Serão quatro dias em que o município vai respirar o melhor da cultura piauiense, tendo como palco de suas principais atrações a Praça Honório Santos, com mais de 34 mil metros quadrados de área, a maior do Piauí.
Dentre as atrações nacionais está Santanna, o Cantador. Este artista nordestino está na estrada levando seu forró pé-de-serra às comunidades das pequenas cidades do interior do Nordeste há 12 anos, sendo que hoje é um dos nomes mais lembrados quando se fala em autêntico forró. O maior influenciador do seu estilo é o imortal Rei do Baião, Luiz Gonzaga, de quem se tornou amigo pessoal.
Além de Santanna, haverá a apresentação do cantor e compositor mineiro Zé Geraldo, que iniciou sua carreira nos anos 60 cantando em inglês. Em seu álbum Terceiro Mundo, fez grande sucesso nacional com a música Cidadão, regravada, entre outros intérpretes, pelo paraibano Zé Ramalho e pelo cantor Sílvio Brito. Suas canções, como Rio Doce e Milho aos Pombos, tornaram-se conhecidas após concorrerem nos festivais de música, realizadas pela Rede Globo no início dos anos 80, período em que se torna artista independente. A partir daí lançou CD/DVD intitulado Um Pé no Mato, um Pé no Rock, no qual faz referência a suas principais influências musicais, Tião Carreiro e Bob Dylan. Em maio de 2008, foi lançado o mais recente trabalho, intitulado Catadô de Bromélias, o qual inclui uma versão da música Mr. Tambourine Man, de Bob Dylan, e uma nova parceria, com o cantor e compositor Zeca Baleiro, Na barra do seu vestido.
Durante os quatro dias de Festival serão apresentadas todas as potencialidades do município, com destaque na produção de uvas no Assentamento Marrecas, de forma a divulgar o potencial da cultura da uva desenvolvida na região do Semiárido piauiense e, assim, atrair mais investimentos para a realização de projetos de melhoria da qualidade de vida para a população.
Localizada na região Sudeste do Estado do Piauí, às margens do Rio Piauí, São João tem sua economia concentrada na agricultura familiar, na pecuária e mais recentemente no comércio, sendo assim uma das cidades mais importantes do Sul do Estado. É lá onde se encontra uma das maiores subestações de energia do país, bem como a grande Barragem Jenipapo, recentemente estruturada.
Fonte: Ccom