
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Segundo estimativas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), jovens entre 16 e 24 anos corresponderão a 23 milhões de eleitores em outubro. Só aqui no Piauí os eleitores jovens representam 33% do total de pessoas aptas a votarem nas próximas eleições. O número total de eleitores no Estado é de 2 milhões 207 eleitores, sendo que 500 mil são eleitores jovens.
De acordo com o presidente da União da Juventude Socialista, José Eduardo Borges, a participação dos jovens tem sido bastante representativa dentro do processo eleitoral e mostra que jovem gosta sim de política. "O jovem gosta de política e gosta de discutir política. Basta ver o número de eleitores e também o crescimento no número de candidatos jovens nas últimas eleições", destacou José Eduardo.
Durante o último encontro do 6º Congresso Estadual realizado pela União da Juventude Socialista nesse final de semana, a reportagem do DIÁRIO DO POVO foi conferir opiniões e expectativas dos jovens em relação aos próximos representantes que serão escolhidos nas Eleições de outubro.
Na enquete a seguir os entrevistados mostram preocupação não só com as políticas sociais voltadas para os jovens, mas mostram interesse por todos os setores que assistem a população de um modo geral.
"Eu espero que os próximos representantes trabalhem em prol da sociedade com seriedade e que apresente propostas concretas e com um discurso de alto nível durante a campanha. Também vou observar os seus precedentes e fazer uma análise de sua atividade política e ver se o seu discurso é coerente e condiz com a prática".
Italo José, 23 anos, estudante de História (Superior incompleto)
"Espero de verdade que os políticos engajados em assumir um cargo, que possam ajudar a melhorar a estrutura dos vários setores sociais, porque são eles que têm poder e autoridade para isso. Vou observar o que prometem para o Estado e que o discurso não fique só na campanha, mas na prática. Também vou avaliar a 'ficha' de cada um".
Ribamar Junior, 17 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio -
"Os políticos devem investir na sala de aula, ou seja, na estrutura física das salas, na qualificação dos professores e que sejam profissionais que morem na cidade para evitar as faltas, sofremos muito com isso. O investimento na Educação Básica é o caminho para bons resultados mais tarde. Também me preocupo com a moradia e assistência social".
Francisca Monteiro, 17 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio