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Metade da frota de veÃculos do Piauà está irregular
Por: Da Redação em 14/01/2011 - 20:42
Levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgado nesta sexta feira, 14, constatou que 304.001 veÃculos (carros, motos, caminhões, etc), que representam quase a metade (49,34%) da frota do Piauà - 616.114 unidades - circulam pelas ruas e avenidas de forma irregular - com documentos atrasados. Entre os dez municÃpios que possuem as maiores frotas, o campeão é Barras, onde 66% (ou 3.655 veÃculos) são irregulares.
A capital, Teresina, que detém a metade da frota do Estado, com 302.857 veÃculos, é que onde há menor irregularidade - 43%, mesmo assim, número considerado alto pelo Detran, que considera muito alto a quantidade de veÃculos com documentação atrasada. Segundo o órgão, a ilegalidade é um problema grave, pois os motoristas que trafegam em veÃculos com a documentação atrasada tendem a cometer mais infrações e, com isso, causar acidentes de trânsito.
A fiscalização insuficiente e a condição econômica da população são consideradas como algumas das causas que explicam as irregularidades. Mas uma delas, em si, chama a atenção: a interferência polÃtica de prefeitos municipais em cidades do interior. Por ser considerada uma medida impopular, os municÃpios que possuem poder de fiscalização não o fazem, pois os prefeitos temem que a antipatia da população interfira nas urnas.
Segundo o diretor-geral do Detran, Thiago Vasconcelos, quando há agentes da PolÃcia de Trânsito ligados ao Detran fazendo blitz nas cidades do interior, os prefeitos ligam para o órgão solicitando que a fiscalização seja suspensa. "É uma prática que não vai acontecer na minha gestão, pois quem perde por conta disso é a população e o próprio municÃpio", garante Thiago, que assumiu a diretoria do Detran na semana passada.
Para conseguir que a fiscalização seja realizada, Thiago pretende procurar a Associação Piauiense dos MunicÃpios (APPM) para conscientizar os prefeitos sobre a importância da fiscalização dos documentos nos veÃculos. "Além de contribuir para a legalidade, as blitze vão levar recursos aos municÃpios, já que metade do que é arrecado com o Imposto sobre VeÃculos Automotores (IPVA) vai para o municÃpio onde é feito o emplacamento", aponta o diretor.
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) também fará parte da ação, já que ela é que recolhe o IPVA e repassa a outra metade do imposto para o Governo do Estado. Os outros dois impostos vão para o Detran (no caso do licenciamento) e para a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (DPVAT).
A estimativa da Sefaz é que o Governo do Estado deixou de arrecadar pelo menos R$ 100 milhões em 2010 por conta das irregularidades dos veÃculos no PiauÃ. O cálculo é feito porque o total arrecadado pelo Sefaz com o IPVA no ano passado R$ 103.327.707,31, que seria a metade dos veÃculos que estão regulares. Apesar da alta inadimplência, o órgão espera que um crescimento de 10,5% para 2011, resultado da entrada de veÃculos novos no mercado (que só saem das lojas após o emplacamento) e desconto de 15% no pagamento da parcela única do imposto.
A Secretaria da Fazenda disponibiliza ainda o parcelamento do débito do IPVA de exercÃcios anteriores em até 6 meses. O contribuinte interessado pode encaminhar-se a qualquer agência de atendimento e fazer a simulação do débito e assim escolher a melhor forma de pagamento.