
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
As regiões Norte e Centro Oeste foram destaque no crescimento das empresas brasileiras exportadoras em 2023, conforme divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) nesta quarta-feira (3).
Um estudo elaborado pelo órgão demonstrou que, no ano passado, o Brasil atingiu um recorde de 28.524 empresas vendendo para o exterior, representando um aumento de 2% em comparação a 2022.
O Norte registrou o maior crescimento percentual, com 8,8%, seguido pelo Centro-Oeste (+8%), Sul (+2,6%) e Sudeste (+1,4%). Já o Nordeste apresentou uma pequena queda de 1,6% no total de empresas exportadoras.
Apesar do crescimento do Norte e Centro-Oeste, os números indicam uma grande concentração de empresas exportadoras no Sudeste e Sul, que respondem pela maioria das exportações.
No ranking das empresas exportadoras, 59% são de porte médio e grande, 21,2% são microempresas e 18,9% são de pequeno porte, com uma parcela menor classificada como não mercantis.
Setorialmente, a agropecuária se destacou com crescimento significativo, assim como a indústria de transformação. A China permanece como principal destino dos produtos exportados, com crescimentos expressivos em diferentes categorias.