Geral
Oeiras é a quarta cidade do Piauí em casos de AIDS
Por: Da Redação em 24/05/2010 - 00:25
O levantamento feito junto ao Ministério da Saúde sobre os casos de pessoas infectadas com o vírus HIV revelou que a cidade de Oeiras possui um elevado número de pessoas portadoras da síndrome da imuno deficiência adquirida - AIDS.
De acordo com dados do ministério da Saúde, o município de Oeiras tem um dos maiores índices de pessoas infectadas com o vírus HIV em todo o estado. No Piauí, a cidade de Oeiras ocupa a quarta colocação em número de pessoas que contraíram a doença, ficando atrás apenas de Teresina, Campo Maior e Parnaíba.
O número total de pessoas com AIDS em Oeiras chegou a 56. Nestes, a maioria são do sexo masculino. A estatística do ministério mostra que já foram contaminados 33 homens e 22 mulheres com o vírus. Esse número é referente a todos os casos que foram registrados da cidade desde a criação do sistema nacional de notificação feito pelo Ministério da Saúde que iniciou em 1986.
Segundo o Coordenado Municipal do núcleo DST / AIDS,enfermeiro, Reinaldo Ferreira da Silva (foto), a secretaria municipal de saúde de Oeiras vem fazendo um trabalho de prevenção através de campanhas educativas em escolas e nas unidades básicas de saúde. “Desde o carnaval do ano passado fizemos uma grande mobilização no sentido de orientar as pessoas, foram realizadas palestras educativas em toda a rede de educação pública e particular de ensino num total de mais de 1.500 alunos participando”, lembrou.
O coordenador falou que o trabalho de prevenção sobre o HIV/HAIDS é constante em Oeiras. “Em eventos como carnaval e o Oeiras Folia, sempre é colocado estandes de distribuição de preservativos e orientação. Esse trabalho é realizado também nas casas de prostituição, com orientação, coleta de material de sorologia para exames de HIV, hepatite e prevenção de câncer de colo de útero. Ainda no ano passado, no dia primeiro de dezembro, dia mundial da prevenção contra a AIDS fizemos um evento no centro da cidade com distribuição de preservativos e palestra com o Infectologista Dr. Jose Alberto Torres”, explicou.
Reinaldo Ferreira enfatiza que a Secretaria vem trabalhando principalmente na orientação das pessoas. “Orientamos para que as pessoas possam se prevenir, infelizmente, não podemos obrigar as pessoas a usar o preservativo, mas o disponibilizamos em todas as unidades de saúde do município para que a população tenha total acesso”, finalizou