Carroceria se desprende de bitrem e dificulta a chegada e saÃda em Oeiras no bairro Rosário
14/02/2026 - 09:28Ocorrência foi registrada na manhã deste sábado na rua Brigadeiro Manoel Clementino, trecho urbano da PI 143
 Implantada há um mês pela Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), a coleta seletiva já recolheu mais de 10 toneladas de lixo reciclável na zona urbana da cidade. Nesta sexta-feira, 26, o prefeito José Raimundo esteve na Central de Reciclagem, acompanhando mais uma etapa da comercialização do material recolhido.
Desta vez, foram comercializadas 4,8 toneladas de material - 4.450 Kg de papelão e 350 kg de plástico. Na semana passada, foram vendidas 5,3 toneladas, sendo 4.855 kg de papelão e 385 kg de plástico. No primeiro mês de coleta seletiva, o municÃpio de Oeiras arrecadou um total de 10.040 quilos de lixo reciclável. O material foi adquirido pela empresa Novo Mundo Ambiental, do municÃpio de Picos (PI).
Segundo a Prefeitura de Oeiras, o projeto de coleta seletiva promove a geração de renda e a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem em Oeiras. Além disso, o resultado da iniciativa produz melhorias urbanas e impulsiona a sustentabilidade social, econômica e ambiental do municÃpio.
O trabalho de coleta do lixo reciclável começou no final de março, com o recolhimento de papelão e plástico em lojas, supermercados e outros estabelecimentos do centro comercial de Oeiras. Os resÃduos coletados são levados para a Central de Reciclagem, onde passam por um processo de prensagem e pesagem e, em seguida, são encaminhados para uma associação de catadores de lixo, que garantem renda através da comercialização do material.
Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)
Como forma de inserir a população no processo de coleta seletiva, a Prefeitura de Oeiras instalou, Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de material reciclável em espaços estratégicos da cidade - Mercado Municipal Dona Lili, Terminal Rodoviário e Praça Zé de Helena (Bairro Jureminha).
A ação visa não somente incentivar a separação correta dos resÃduos, mas também promover uma transformação cultural na cidade, levando a população a se engajar ainda mais nas ações de interesse público.








ASCOM/PMO