
Hospital Deolindo Couto, em Oeiras, registra menor tempo de espera por cirurgias eletivas no interior do PiauÃ
26/08/2025 - 15:42Média para realização de procedimentos agendados é de 7,08 dias, segundo dados da Sesapi
Entre os dias 17 e 23 de agosto de 2025 (semana epidemiológica 34), Oeiras registrou 13 casos positivos de COVID-19. No Laboratório Municipal foram realizados 27 testes, com 20 resultados negativos e 7 positivos. No Hospital Regional Deolindo Couto e na UPA foram feitos 15 testes, sendo 9 negativos e 6 positivos. Um paciente chegou a ser internado na semana anterior, mas já recebeu alta.
A Gerência de Vigilância em Saúde, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia informam que os testes estão disponÃveis tanto no Laboratório Municipal, localizado ao lado do CEO, quanto no HRDC/UPA, mediante avaliação médica.
De acordo com o instrutivo municipal, os casos suspeitos de COVID-19 podem ser classificados como SÃndrome Gripal, quando o indivÃduo apresenta pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos. Em crianças, considera-se também a obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico especÃfico. Em idosos, sintomas como sÃncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência devem ser observados. A febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais, como diarreia, também podem estar presentes.
As medidas de prevenção incluem vacinação, uso de máscaras, distanciamento, higiene das mãos, ventilação dos ambientes, etiqueta respiratória, isolamento dos casos e tratamento quando indicado. O isolamento recomendado é, em média, de cinco dias, podendo variar de acordo com a persistência da febre e melhora dos sintomas.