
Parabéns, Dom Juarez!

*Por Gutemberg Rocha
Para quem, como bispo, adotou o lema “Ut vitam habeant” (Para que tenham vida) como inspiração norteadora de sua ação pastoral, a vida certamente representa um bem de valor inestimável que deve ser a todo custo defendido, preservado e plenificado. Ao que tudo indica, foi pensando assim que Dom Juarez Sousa da Silva, digno servo de Deus, assumiu o episcopado na Diocese de Oeiras, há pouco mais de três anos. “Para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
E se ele valoriza tanto assim a vida, é de se esperar que as suas ovelhas também o façam e, naturalmente, agradeçam a Deus pela vida do seu pastor, que completa 50 anos de idade com muito vigor, saúde e alegria no coração. Muitos hão de concordar comigo que o dom da vida de Dom Juarez é um presente de Deus ao Seu povo. Justifica-se, portanto, que a data seja comemorada com júbilo, especialmente porque o aniversariante, pelo jeito simples de ser, pelo relacionamento carinhoso com as pessoas e a determinação no agir, cativou o seu rebanho neste curto período à frente da Diocese.
Sua profícua atuação não se restringe à Paróquia de Nossa Senhora da Vitória (onde se localiza a Catedral) ou à cidade de Oeiras (sede do bispado), mas percebe-se que ele vem desenvolvendo excelente trabalho em todos os municípios e comunidades sob sua jurisdição. Novas paróquias foram criadas, outras deverão ser instaladas em breve, tudo devidamente planejado e cuidadosamente executado, observadas as limitações e peculiaridades de cada região. Na medida do possível, Dom Juarez vem procurando dotar as comunidades, tanto urbanas como rurais, de estruturas sólidas, alicerçadas em todo um trabalho de base, sem improvisos ou precipitações.
Tendo recebido uma diocese restaurada a partir do desmembramento da Diocese de Oeiras-Floriano, ele começou praticamente do “zero” em muitos aspectos pastorais e administrativos. E que belo serviço tem prestado à igreja particular de Oeiras! Os desafios são grandes, sim. Muito grandes! Dom Juarez, no entanto, não arrefece o ânimo em nenhum momento. Seja na área da Comunicação, seja no que tange à Formação ou à Missão (com destaque para a realização das Santas Missões Populares em todas as paróquias) e nas demais responsabilidades inerentes ao seu ministério, em tudo se vê o dinamismo de um pastor do tipo que “dá a vida por suas ovelhas”.
Neste momento, não podendo fazer-me presente às homenagens que lhe são prestadas, ofereço-lhe, à distância, minhas orações e minha amizade. Embalado e fortalecido pela emoção da Festa do Divino, celebrada há poucos dias em clima de ardorosa fé, ao Paráclito elevo minhas preces no sentido de que Dom Juarez continue no mesmo caminho e no mesmo ritmo, e permaneça em Oeiras por muito tempo, pelo menos até que sua obra se consolide de fato. Porque essa história está apenas no começo.
Parabéns, Dom Juarez, pelo seu aniversário natalício! Que Nossa Senhora da Vitória o abençoe e Deus lhe conceda ainda muitos anos de vida, e vida em abundância!
*Gutemberg Rocha é do Instituto Histórico de Oeiras