
Oeiras recebe nova edição de festival de rock e quebra hiato na cena musical da cidade
24/07/2025 - 17:31Evento acontece dia 16 de agosto, reúne oito bandas e marca a retomada da música alternativa no município
Um grande encontro de poesia popular nacional e internacional. É o que promete o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas que chega a sua quinta edição. O evento fez sua abertura ontem e segue até domingo, 27, em Limoeiro do Norte, a 200 Km de Fortaleza, no Ceará. Os sons das violas, das cantorias e dos repentes vão entoar a Praça Matriz da cidade conhecida como Princesa do Vale, que recebe pela segunda vez este festival de cultura popular.
O evento vai reunir mais de 50 artistas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernam-buco e Piauí, entre violeiros, poetas, repentistas, embolado-res e aboiadores, além de dois trovadores de Roma, dois de Cuba, que se apresentam em palco aberto aos moradores do Baixo Jaguaribe.
O Piauí será representado pelo cantor e repentista, Zé Viola, que já tem sua "cadeira cativa" no Festival. Para ele participar do evento, que reune artistas de todo o Brasil e outros países, é sempre muito gratificante pela possibilidade de trocar experiência com outros repentistas. "Sempre sou bem acolhido pelos lugares que passo e ser repentistas para mim é muito gratificante porque gosto do que faço e faço com prazer", resumiu Zé Viola.
José de Moura e Silva, mais conhecido como Zé Viola, nasceu no dia 12 de março de 1964, na cidade de Bocaina, sertão piauiense. Embora desde criança tenha começado a brincar fazendo repente por influência de um irmão que era cantador, começou a cantar profissionalmente em 1985, em São Paulo, onde viveu alguns anos, retornando na década de 1990 para o Nordeste, onde dedicou-se completamente à arte do improviso. É um can-tador de voz potente, um bom repentista e de muita presença. Gosta também de cantar canções, inclusive, além dos cds de cantoria com outros companheiros, gravou um cd só com canções.
SEMINÁRIO E MÚSICA - Durante os quatro dias, a programação começa de manhã com o "Seminário Vozes de Mestres: a palavra (en)cantada na cultura oral nordestina", onde se reunem pesquisadores e artistas para discutir a cultura popular no contexto das manifestações orais. À noite, o palco da Praça Matriz recebe atrações locais, nacionais e internacionais. No total, 24 du-plas de cantadores se apresentam no período do festival, entre eles Sebastião da Silva (PB), Ivanildo Vila Nova (PE), Zé Viola (PI), Valdir Teles (PE), Moacir Laurentino (PB), Severino Feitosa (PE), Rai-mundo Caetano (PB), Zé Cardoso (RN), João Paraibano (PB), Silvio Grangeiro (CE) e João Lourenço (PB). Aos brasileiros, juntam-se os trovadores Eulicer Téllez Fernández e Gaspar Esquivel, de Las Tunas (Cuba) e Donato de Acutis e Enrico Rustici, de Roma (Itália).
A programação musical contará também com nomes como Luizinho de Irauçuba (CE), Betinho Aguiar (CE), Myrlla Muniz (CE) e a cirandeira Lia de Itamaracá (PE). Mas o palco será também para recital de poesias, aboios e emboladas com Beija Flor (CE) e Vem Vem (CE), Gabriel da Paraíba (PB) e Larissa Macedo (CE).
Nesta edição, o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas homenageia pessoas que deram sua contribuição para a cultura popular como, o deputado Aldo Rebelo, o secretário adjunto da Secretaria de Cultura de Pacatuba, Luiz Emanuel Pereira Monteiro, o repentista paraibano Chico Mota, entre outros. No total, dez personalidades receberão homenagem e serão agraciadas com troféu.
Diário do Povo