
Colônia do Piauà realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
02/05/2025 - 10:27Evento reuniu profissionais e sociedade civil para discutir propostas voltadas à saúde no ambiente de trabalho
 O procurador Geral do Ministério Público de Contas do PiauÃ, PlÃnio Valente, pediu a representação do prefeito de Colônia do Piauà e mais de 28 municÃpios por não disponibilizarem na internet informações sobre suas gestões. Os municÃpios estão com nota abaixo de 5 na avaliação do Ministério Público Federal descumprindo a Lei de Acesso à Informação.
De acordo com o MPC, os gestores não divulgaram os registros de repasses e transferências financeiras, licitações, contratos celebrados, programas, ações e projetos, dentre outros pontos e que, por causa disso, não estão sendo observadas de modo efetivo pelo MunicÃpio.
A avaliação dos portais da transparência deve constar nos relatórios de fiscalização emitidos pela divisão de fiscalização, onde devem estar disponibilizadas, em tempo real e de modo satisfatório, informações referentes às receitas e despesas.
Além de Colônia do PiauÃ, os municÃpios representados foram: Angical, Arraial, Assunção do PiauÃ, BertolÃnia, Bom PrincÃpio, Cajazeira, Capitão de Campos, Capitão Gervásio Oliveira, Coivaras, Curral Novo, Floriano, Ipiranga do PiauÃ, Landri Sales, Matias OlÃmpio, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Monsenhor Hipólito, Novo Oriente, Olho D’agua, Paquetá, Pau D’arco, Pimenteiras, Regeneração, Santa Filomena, São José do PiauÃ, Sebastião Barros, Sebastião Leal, Sigefredo Pacheco.
Após a notificação do prefeito e a procedência da representação, o gestor responsável deve apresentar em 15 dias a comprovação do cumprimento da Lei ao Tribunal de Contas do Estado.