
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Após ser desbaratada por policiais do 4º BPM de Picos nas primeiras horas da manhã de ontem, os presos de uma quadrilha especializada na fabricação e adulteração de cigarros, foram trazidos para Oeiras, pelo fato da região em que atuavam fazer parte da Regional de Oeiras.
A operação foi comandada pelo Major Vicente Carlos, comandante do batalhão de Picos e contou com o apoio de agentes civis e conseguiu chegar até o bando que mantinha uma fabrica clandestina onde fabricava o produto ilegal, entre a cidade de São João da Varjota e a localidade Gaturiano, numa espécie de granja abandonada, ao lado direito da BR 230, sentido Oeiras - Picos.
Já na tarde deste domingo, por uma questão de segurança oito dos dezesseis presos foram transferidos para Teresina. A maioria dos presos eram funcionários da fábrica, e alguns nem sabiam tratar-se de uma fábrica ilegal.
A quadrilha mantinha um grande aparato para dar suporte a ilegalidade, como veÃculos de luxo, modelo Pajero e uma Pickup Strada, que se encontram apreendidas da Delegacia de Oeiras. Além de dois rádios comunicadores, armas de fogo, várias maquinas para a produção de cigarros e uma grande quantidade de matéria prima utilizada na produção e preparo do cigarro como filtros e fumos. A fábrica tinha capacidade de produzir em apenas um dia mais de 100 mil cigarros, o que daria em um mês mais de três milhões de unidades.
Conforme informações da PM o bando utilizava esterco de animais na mistura dos cigarros. Milhares de unidades de cigarros já estavam prontas, embaladas e aguardando despacho.
A PM ainda informou que no local, foi encontrada vasta infra-estrutura para acomodar os membros da quadrilha como várias casas com quartos e banheiros, um criatório de animais e suprimentos para consumo.
Policia chegou à quadrilha após investigar o roubo de uma carga do produto ocorrido na noite da última sexta-feira (23) no centro de Picos. A distribuidora da marca Sousa Cruz foi invadida por homens armados que renderam funcionários e fugiram levando toda a carga que estava acondicionada em uma caminhonete. A policia conseguiu prender 4 pessoas e assim chegar até a tal fábrica.
A PM ainda acredita que os cigarros falsificados sejam distribuÃdos por toda a região nordeste, através de uma rede de circulação bem articulada. Entre os presos, estão pessoas de Picos, da macrorregião e de outros estados.