
Incêndio atinge área próxima a residências no bairro Oeiras Nova
31/07/2025 - 17:33Fogo teve início no começo da tarde desta quinta-feira e avançou até proximidades de casas na Avenida Cônego Cardoso
Após ser desbaratada por policiais do 4º BPM de Picos nas primeiras horas da manhã de ontem, os presos de uma quadrilha especializada na fabricação e adulteração de cigarros, foram trazidos para Oeiras, pelo fato da região em que atuavam fazer parte da Regional de Oeiras.
A operação foi comandada pelo Major Vicente Carlos, comandante do batalhão de Picos e contou com o apoio de agentes civis e conseguiu chegar até o bando que mantinha uma fabrica clandestina onde fabricava o produto ilegal, entre a cidade de São João da Varjota e a localidade Gaturiano, numa espécie de granja abandonada, ao lado direito da BR 230, sentido Oeiras - Picos.
Já na tarde deste domingo, por uma questão de segurança oito dos dezesseis presos foram transferidos para Teresina. A maioria dos presos eram funcionários da fábrica, e alguns nem sabiam tratar-se de uma fábrica ilegal.
A quadrilha mantinha um grande aparato para dar suporte a ilegalidade, como veículos de luxo, modelo Pajero e uma Pickup Strada, que se encontram apreendidas da Delegacia de Oeiras. Além de dois rádios comunicadores, armas de fogo, várias maquinas para a produção de cigarros e uma grande quantidade de matéria prima utilizada na produção e preparo do cigarro como filtros e fumos. A fábrica tinha capacidade de produzir em apenas um dia mais de 100 mil cigarros, o que daria em um mês mais de três milhões de unidades.
Conforme informações da PM o bando utilizava esterco de animais na mistura dos cigarros. Milhares de unidades de cigarros já estavam prontas, embaladas e aguardando despacho.
A PM ainda informou que no local, foi encontrada vasta infra-estrutura para acomodar os membros da quadrilha como várias casas com quartos e banheiros, um criatório de animais e suprimentos para consumo.
Policia chegou à quadrilha após investigar o roubo de uma carga do produto ocorrido na noite da última sexta-feira (23) no centro de Picos. A distribuidora da marca Sousa Cruz foi invadida por homens armados que renderam funcionários e fugiram levando toda a carga que estava acondicionada em uma caminhonete. A policia conseguiu prender 4 pessoas e assim chegar até a tal fábrica.
A PM ainda acredita que os cigarros falsificados sejam distribuídos por toda a região nordeste, através de uma rede de circulação bem articulada. Entre os presos, estão pessoas de Picos, da macrorregião e de outros estados.