Jogos Estudantis 2024 promovem intercâmbio escolar e reúnem centenas de alunos em Oeiras
09/09/2024 - 15:49Competição que reúne centenas de alunos e alunas de instituições educacionais públicas municipais e estaduais e da rede privada da cidade.
O treinamento de salto com vara do piauiense Moisés Soares, de apenas 13 anos, viralizou nas redes sociais e foi compartilhado por vários famosos, inclusive políticos brasileiros, como o senador Ciro Nogueira. A repercussão do vídeo foi tanta que o medalhista olímpico em salta com vara, Thiago Braz, divulgou nas suas redes sociais que irá oferecer treinamento para o adolescente piauiense.
“Me encaminharam muitos vídeos desse garoto, já estou em contato e vou ajudar dentro dos meus programas de treinamento. Juntos iremos construir um Brasil melhor e futuros campeões certamente”, disse Thiago Braz, medalhista de ouro nas Olimpíadas Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020.
Moisés é natural da cidade de Curralinhos, interior do Piauí, e tem o sonho de ser atleta olímpico. Nas imagens dos saltos, divulgadas nas redes, é possível ver que o pequeno atleta usa, em alguns momentos, uma vara improvisada para pular uma barreira em um campo de areia. Sem qualquer proteção, o jovem chega a saltar um obstáculo que é equivalente a duas vezes a sua própria altura.
Em outros vídeos divulgados no perfil do adolescente no Instagram, que já acumula 50 mil seguidores, ele compartilha a sua rotina de treinos já com uma vara apropriada e praticando a queda em cima de colchões.
O talento do garoto chamou a atenção por mostrar que, nem mesmo a falta de equipamento adequado foi suficiente para impedir que o pequeno praticasse o seu dom. Um grande feito, especialmente em um esporte que é considerado um dos mais caros dentre as modalidades olímpicas, mesmo em nível básico.
Nas redes, vários internautas parabenizaram o pequeno Moisés pela sua habilidade no salto com vara e destacaram que, com apoio e investimento, ele poderá se tornar um futuro medalhista olímpico.
“Quantas medalhas Olímpicas não temos espalhadas por esse Brasil? É a falta de investimento que faz o Brasil não ter o destaque que merece nas Olimpíadas”, disse um. “Bonito sim, é bonito de ver, mas a gente não pode se contentar com isso apenas, romantizar a precarização não é frutífero. As organizações, assim como o estado, precisam olhar, aliás, tem como obrigação dar todo o suporte necessário para os futuros esportistas”, enfatizou outra internauta.