Geral
Saúde: Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras está concluída mas está abandonada
Por: Da Redação em 28/01/2013 - 21:00
Idealizada para diminuir a fila nos pronto-socorros dos Hospitais, no caso de Oeiras do Hospital Deolindo Couto, a Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras, está abandonada. A obra foi concluída e há meses nada é feito para que esta venha a funcionar.
E a realidade da UPA de Oeiras é igual a muitas outras que estão paralisadas, assim como outras de obras espalhadas pelo nosso estado, em especial na área da saúde.

Quando se fala em descaso com a saúde pública, esse lugar é o Piauí. Descaso porque são milhões e milhões de reais que são destinados para o setor constantemente e o que mais se ver é irresponsabilidade por parte dos gestores. Por todo o estado há centenas de obras paradas unicamente por incompetência. O problema não é falta de dinheiro, não é o mau tempo, não é falta de gente para trabalhar. O problema é só um: descaso.
Um exemplo é a Unidade de Pronto Atendimento do município de Oeiras. A obra orçada em quase R$ 1,5 milhão, e que era pra ser um grande destaque do Governo Federal, ainda é sonho no Piauí. A obra começou em julho de 2010, era para ser concluída em 180 dias, seis meses. Quase três anos depois, nada.

Há exatamente um ano atrás o governador Wilson Martins, e na época secretária de Saúde, Lilían Martins, visitaram o município o prometeram que em abril de 2012 a unidade estaria em pleno funcionamento.
“Estamos ajustando os últimos detalhes. Toda a parte de fiação, infraestrutura, já está pronta, restando, agora, acelerar a aquisição dos equipamentos e o acabamento final da obra. Será uma Unidade que vem para desafogar o Hospital desta cidade e atender todas as cidades circunvizinhas”, disse a secretária na época a secretária.

Passado pouco mais de um ano em que a promessa foi feita, o prédio realmente está pronto, mas ainda não funciona. O mato toma conta do local e o resto de muro que certa a unidade cai aos pedaços. A população continua a precisar de atendimento, pois as condições de atendimento do Hospital Regional Deolindo Couto, são cada vez mas deficientes. O Hospital sofre para atender a demanda de pacientes de Oeiras e toda a região.
O que são as UPAs
Unidades de Pronto Atendimento (UPA) é um sistema do Governo Federal, funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais e fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Portanto, já tem 10 anos que o programa foi lançado e até agora, nenhuam funciona no estado.
As UPAs são divididas em três portes diferentes que variam de acordo com a população do município os os atendimento que oferecem.
Confira mais fotos da unidade de Oeiras


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)




Fotos: Ryann Araújo
Com informações do 180 Graus