
Carreta carregada de cerveja tomba na BR-230 em São João da Varjota
26/03/2025 - 11:57O veículo saiu da pista e desceu um barranco, mobilizando equipes de resgate para o socorro ao motorista.
A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Varjota emitiu uma nota ao Mural da Vila onde de manifesta sobre as supostas irregularidades cometidas durante a aplicação da vacina contra a Covid 19 na comunidade Potes, zona rural daquele município.
O secretário de Saúde, Luzivan Lustosa, entrou e contato com a nossa redação e solicitou espaço para os esclarecimentos, que foi cedido.
Confira:
Ao sermos comunicados sobre o lote e quantitativo de doses de vacinas contra o Covid-19 (ASTRAZENICA), destinados aos assentados nas comunidades Quilombolas do Município de São da Varjota, imediatamente comunicamos à Gerência da Atenção Básica do Município para contactar os Presidentes das Comunidades relacionadas para uma reunião de alinhamento entre o Sistema de Saúde e às Comunidades. Assim foi feito, realizamos duas reuniões com presença dos representantes de todas as Comunidades Quilombolas do Município, ressaltamos que representando a Comunidade Quilombola Potes esteve presente na primeira reunião a Noelma, e na segunda reunião representando a mesma comunidade; a Noelma e a Orestes. Na reunião foi exposto os quantitativos de doses para cada Comunidade de acordo com documentos enviados pela 8ª Regional de Saúde, sendo: Comunidade Paquetá 70 doses, Potes 142 doses, Angical 82 doses, Cepisa 95 doses e Pio IX 74 doses. Também foi discutido e apresentado nessas reiniões o cronograma de vacinação, como também a proposta para os representates alinharem juntamente com o Agente Comunitário de Saúde de cada micro-area sobre a relação do cadastro domiciliar feita pelo ACS e a relação da Associação, sendo que o Agente Comunitário de Saúde da área durante as suas visitas faz um cadastro domiciliar dos residentes em cada domicilio e envia para o Ministério da Saúde através da ferramenta E-SUS, que automaticamente fica registrado no sistema. As relações com os nomes cadastrados no E-SUS foram mostradas aos representantes de cada comunidade quilombola de maneira antecipada, exatamente para facilitar o alinhamento entre as informações do Sistema com as informações das comunidades. Assim coube a Equipe de Imunização apenas receber as relações das pessoas a serem imunizadas e colocar em práticas as estratégias montadas apartir dessas reuniões, lembrando, entre representantes das Comunidades e Técnicos do Sistema Municipal de Saúde, seguindo como base o Plano Nacional de Vacinação contra o Covid-19. Não coube ao corpo técnico da Secretaria selecionar público alvo para esta ação estratégica. As relações das pessoas que constam no Sistema E-SUS do Ministério da Saúde é o parametro informativo para esta finalidade, é tanto que de acordo com os nossos levantamentos, todas as pessoas que cosntavam nas relações e que se fizeram presentes ao local foram vacinadas, sem provocar nenhum prejuízo ao processo planejado.
Obs: Até o exato momento não houve nenhuma comunicação formal da Comunidade Quilombola Potes com o Sistema Municipal de Saúde sobre possíveis irregularidades na relação de imunizados com a primeira dose.
O Sistema Municipal de Saúde do Município entende que esse momento é muito delicado, precisamos colaborar inteiramente para que possamos construir esse momento juntos, entendendo que não há particularidades, mas sim prioridades, todos somos importantes nessa situação de guerra. Pedimos aos representantes das comunidades que diante de qualquer dúvida, alinhar as suas interrogações com os gestores e coordenações do Sistema Municipal de Saúde.
Diante do exposto pedimos a todos que continuem colocando em prática todas as medidas preventivas recomendadas pelos órgãos de controle, e que mesmo sendo imunizados precisamos nos manter atentos ao distanciamento social, uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.
"Juntos Vamos Vencer"
O secretário de Saúde, Luzivan Lustosa enviou à nossa redação a lista das pessoas que foram vacinadas. CONFIRA AQUI A LISTA